Nas Bancas

Zé Perdigão

Zé Perdigão

D.R.

A escolha de… Zé Perdigão

Apadrinhado por José Cid, o cantor de Guimarães lançou o seu segundo CD, em que aposta na música de raiz cultural ibérica.

Redação CARAS
15 de março de 2014, 19:00

Nascido em Guimarães, filho de pai transmontano e de mãe minhota, José (Zé) Salgado da Silva Perdigão integrou desde cedo vários projetos musicais até que, em 2008, gravou o seu primeiro disco, Os Fados do Rock, produzido por José Cid. Na mesma altura, foi convidado por Francisco Ribeiro, membro fundador dos Madredeus entretanto falecido, a participar no CD Desiderata – A Junção do Bem. Em 2009 fez a primeira parte do concerto de José Cid no Campo Pequeno e no ano seguinte, também naquele espaço, abriu o concerto de Michael Bolton. Em Em 2012, gravou Sons Ibéricos, também produzido por Cid, e que já apresentou em países como o Chile, a Argentina e o Uruguai e leva ao Casino da Figueira Foz no dia 21 de fevereiro, às 22h00.
O CD: “Traz-os-Montes”, de Né Ladeiras
Prémio Zeca Afonso, este disco, de 1994, resulta da pesquisa de material relacionado com a música e a cultura tradicionais transmontanas, nomeadamente as recolhas efetuadas por Michel Giacometti e por Jorge e Margot Dias. A qualidade de temas como Çarandilheira e Beijai o Menino fazem deste um dos melhores discos de sempre da música popular portuguesa.
O FILME: “El Viaje de Carol”, de Imanol Uribe
Foi rodado em Portugal e Espanha, em 2002, e participei nele como ator/figurante, juntamente com o ator Rogério Samora e um sobrinho meu, Flávio Perdigão. Um drama que retrata a guerra civil espa­nhola e em que a protagonista, Carol, de 12 anos, filha de mãe espanhola e pai norte-americano, viaja pela primeira vez a Espanha, na Primavera de 1938. Nesta viagem abrem-se as portas de um universo de sentimentos totalmente desconhecidos e inesperados para Carol.
O CONCERTO: José Cid no Campo Pequeno

José Cid tem uma musicalidade excecional fora de série e o palco é sem dúvida a sua casa! É um ícone da música portuguesa – uma lenda viva e uma excelente pessoa –, grande autor, compositor, produtor e cantor!
A VIAGEM: Patagónia – Argentina e Chile
Esta é a viagem que quero preparar a curto prazo – uma viagem que sempre desejei fazer, e já estive tão perto!!! Passar o estreito de Beagle, na Argentina, e subir pelo Chile até Punta Arenas. Sentir e ver a dureza dos glaciares, dos ventos gelados, leões-marinhos, baleias, pinguins…
O FIM DE SEMANA: Guimarães

É a minha cidade natal, lá tenho família, amigos e um sem fim de escolhas lúdico-culturais, gastronómicas, etc. Para quem não conhece, Guimarães é uma cidade belíssima, com um passado histórico glorioso, associado à fundação de Portugal e também à nossa língua, uma terra com tanto para fazer e ver que um fim de semana é sempre curto!

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras