Nas Bancas

Nancy Vieira

Nancy Vieira

D.R.

A escolha de... Nancy Vieira

Aos 37 anos, a cantora já partilhou o palco com diversos artistas e este ano foi a primeira artista do nosso país a ser convidada para a maior feira de World Music, a Womex.

Andreia Cardinali
7 de outubro de 2012, 19:00

Nancy Vieira, de 37 anos, nasceu em Bissau, onde os seus pais, cabo-verdianos, se tinham juntado a Amílcar Cabral (que liderou a luta pela independência de Cabo Verde e da Guiné-Bis­sau), assassinado em 1973. Quatro meses após o seu nascimento, em 75, a família instalou-se na Cidade da Praia, em Cabo Verde. A viver em Portugal desde os 14 anos, a cantora não esquece as suas raízes e isso nota-se no seu trabalho. No Amá, o seu mais recente disco, reflete a sua própria identidade e mostra o lado mais tradicional da música cabo-verdiana: mergulha nas raízes da morna, cruzando os sons do arquipélago com as influências que diretamente lhes estão ligadas.
O Livro - "O Novíssimo Testamento"
O Novíssimo Testamento, de Mário Lúcio Sousa, aborda de forma original o tema da religião, pela ousadia de sugerir Jesus Cristo reencarnado mulher, negra. Guardo com carinho o meu exemplar autografado pelo escritor, que também é um músico e compositor que não me canso de cantar.
O Filme - "Amigos Improváveis"

A minha escolha vai para Amigos Im­prováveis, pelo retrato social de um bairro multicultural dos subúrbios de Paris, numa história humana, comovente e divertida. Não tenho nada contra filmes policiais, de ficção científica ou terror, mas prefiro histórias de amor e de pessoas, como esta.
O Concerto - Susana Baca
O último a que assisti, no CCB, da peruana Susana Baca, apresentando o seu mais recente álbum, Afrodiáspora. Descobri a música de Susana Baca há anos e tive o prazer de a conhecer pessoalmente. É uma mulher distinta, amável no trato, de grande sensibilidade, aspetos que se refletem no palco também. A sua música encanta-me pela forma como conjuga as mais doces melodias com percussões de raiz africana.
O Bar - B.LEZA

O B.Leza é um bar emblemático, agra­dável e um espaço de encontros musicais diversos. Cantei muito no B.Leza, nos meus primeiros tempos na vida musical, conheci músicos de diferentes origens, muitos deles meus amigos hoje, que me apoiam e inspiram. Para não falar do pé de dança...
O Disco - "Nha Sentimento"

Este é o último disco gravado da saudosa Cesária Évora. Apesar da fragilidade que, a meu ver, é notória em alguns dos temas, pelos gravíssimos problemas de saúde que enfrentou, fez questão cantar o seu sentimento e o sentimento de todo um povo como ninguém!

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras