Nas Bancas

Amaya Guterres

Amaya Guterres

D.R.

A escolha de... Amaya Guterres

Aos 34 anos, a ‘chef’ da Quinta do Prazo tem vindo a revelar-se num mundo tradicionalmente de homens. Casada e com quatro filhos, divide-se entre a cozinha e a família.

Redação CARAS
26 de agosto de 2012, 18:00

Filha de mãe espanhola e pai português, Amaya  Guterres cresceu, conta, “entre tachos e panelas”, no restaurante dos pais, em Valença. Desde cedo percebeu a sua vocação, formando-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto em Cozinha e Pastelaria. Com 18 anos mudou-se para Paris, para estudar Organização de Eventos e Catering na Escola Superior de Cozinha Francesa Ferrandi. Seguiram-se estágios em França e Espanha antes de regressar a Portugal para trabalhar no Solinca Catering, no Porto. Hoje, aos 34 anos, é proprietária e chef na Quinta do Prazo, em Valença, formadora na Escola Profissional do Alto e o ‘rosto’ da marca Prochef Woman. Casada com Paulo Fonseca há dez anos, Amaya Guterres tem quatro filhos, Diogo, Ricardo, Paulo e Martim.
O Livro - "Inés del Alma Mía”, Isabel Allende 
Embora seja um romance, muitos dos episódios são factos históricos. É um livro bastante interessante para percebermos o papel de mulheres como Inés Suárez, que teve uma acção fundamental na conquista do Chile no séc. XVI. A sua coragem e determinação foram essenciais na libertação da mulher nos séculos que se seguiram. Um belo exemplo para todas nós!
O Filme - "ET”, Steven Spielberg

Tinha cinco anos quando o vi e sem dúvida que me marcou. É, indiscutivelmente, uma história comovente de amor e amizade. Há pouco tempo voltei a vê-lo, desta vez com os meus filhos, e foi giro ver como o filme provocou neles exatamente a mesma reação que em mim há quase 30 anos!
O CD - "Heavy Cross”, Gossip 

Gosto especialmente da frontalidade das músicas e da voz agressiva e desconcertante da vocalista. É a prova viva de que a beleza se manifesta nas pessoas de formas muito diferentes…
O Restaurante -
Casa Marcelo
Um restaurante fascinante, em Santiago de Compostela. A carta compõe-se apenas de um menu de degustação que muda conforme a vontade e o estado de espírito do chef Marcelo. A cozinha é no meio da sala, e muitas vezes são os próprios cozinheiros que servem à mesa. É um conceito muito vanguardista, mas que lhe valeu uma estrela Michelin.
O Museu - Louvre
Estudei em Paris e, como estava sozinha  na cidade, ocupava os tempos livres a passear. O Louvre é um lugar magnífico, onde a cultura e a beleza se unem de forma fascinante.
O Concerto –
Angélico
Devido à amizade que nos unia, assisti a muitos dos seus concertos e guardo na memória momentos inesquecíveis. A energia e a paixão que sentia pela música eram contagiantes.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras