Nas Bancas

Mário Dorminsky

Mário Dorminsky

D.R.

A escolha de… Mário Dorminsky

Apaixonado por cinema, o diretor do Fantasporto é um dos principais impulsionadores da cultura a norte. Homem de convicções, Mário Dorminsky é um jovem de 56 anos.

Redação CARAS
19 de fevereiro de 2012, 18:00

Diretor do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, cuja 32.ª edição decorre de 20 de fevereiro a 4 de março, no Rivoli Teatro Municipal, Mário Dorminsky é um dos rostos mais visíveis da cultura no norte. Formado em Cinema, pela New York Film School, em Comunicação Social, pela Escola de Jornalismo do IJDL, e em Gestão e Marketing, pela ESMAP, é, atualmente, vereador da Cultura, Património e Turismo de Vila Nova de Gaia. Do seu currículo fazem ainda parte a Comenda das Artes, atribuída pelo governo português, a Medalha de Mérito Cultural – Grau Ouro, pelas Câmaras do Porto e de Gaia, e a Medalha de Valor Cultural, entregue pelo Parlamento Português.
Apaixonado por todas as artes, Mário Dor­minsky é casado com Beatriz Pacheco Pereira, com quem tem um filho, João, de 29 anos.
O filme - "Blade Runner – Perigo Iminente"
É um filme mítico, de culto, que mudou radicalmente a história do cinema. E porque se comemoram 30 anos sobre a estreia europeia desta obra-prima de Ridley Scott, vamos homenageá-la no Fantasporto, encerrando o fórum O Futu­ro Agora com a exibição, em digital, deste grande filme.
O realizador - Orson Welles
É o maior cineasta da história do cinema. Realizou aquele que é, ainda hoje, considerado o melhor filme da história: Citizen Kane – O Mundo a seus Pés, de 1941. Uma obra intemporal sobre a influência do poder no mundo...
O livro - "1984", de George Orwell
De novo, o futuro hoje. Este livro foi escri­to em 1948 e tornou-se num marco da literatura mundial, porque é retrato fiel de uma sociedade que, para nós, não tem nada de estranho. Infelizmente, é aquela em que vivemos atualmente.
O Disco – “Led Zepplin II”
É inesquecível! Ouço-o recorrentemente, porque inclui algumas preciosidades como Moby Dick, Whole Lotta Love e o fantástico Heartbreaker, um dos melhores temas de sempre da música popular.
O restaurante – Shis

Relaxante... desde manhã até ao anoitecer. Na esplanada virada para o mar ou na zona interior, é um dos melhores locais de degustação no norte. Não esquecer a impressionante carta de vinhos. Fica na Esplanada do Castelo, na Foz, Porto.
A cidade - Nova Iorque

A Big Apple é mesmo a cidade onde nun­ca se dorme. Sonho ter um loft na 5.ª Avenida e atravessá-la para ir às galerias de arte ou a um qualquer restaurante deslumbrante... Percorrer a Broadway, ir ao Blue Note, em Greenwich Village, e ao Apollo, no Harlem. Ver o Woody Allen e a sua jazzband no Rosewood Hotel...

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras