Nas Bancas

0.jpg

DR

Pedro Homem de Mello apresenta exposição em Lisboa

No dia 12 de março, na livraria Sá da Costa.

Divulgação
8 de março de 2016, 16:44

Pedro Homem de Mello apresenta Contraluz no dia 12 de março, pelas 18h00, na livraria Sá da Costa, em Lisboa. A exposição estará patente até ao dia 2 de abril.
“Se a principal - senão única - fonte de inspiração do artista tem sido a natureza, a imensa, belíssima e multifacetada riqueza das plantas e das flores, não é menos verdade que na sua pintura o modelo é retratado em suspensão, hierático, como se o movimento, o tempo, se tivessem evadido do espaço pictórico, sugerindo-nos, por vezes, um jardim plantado num planeta desprovido de atmosfera. Essa mesma característica manifestava-se já nas obras mais antigas, quando as paisagens eram emolduradas em ambientes de sabor surrealizante – a exuberância e riqueza cromática das pinturas era enquadrada numa grelha geométrica rigorosa, que funcionava como seu alter ego. A dualidade entre o rigor geométrico conceptual e a espontaneidade do mundo natural são ainda visíveis nas pinturas atuais, apesar da rarefação de elementos a que estas obras foram sujeitas. Em algumas das obras mais recentes – nomeadamente a série ‘Ikebana Lusitana’ - Pedro Homem de Mello recupera o cromatismo e o lirismo suave da arte popular portuguesa, sobretudo de algumas zonas do Norte de Portugal, imprimindo-lhe uma rigorosa abstração e síntese geométrica”, escreve José Sousa Machado sobre o trabalho do artista.
LIVRARIA SÁ DA COSTA
Rua Garrett nº100 – 102 sobreloja Lisboa
De segunda a sábado – das 14h30 às 19h30

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras