Nas Bancas

Rita Fernandes prepara nova exposição

"Olhos Pequenos Vêem Maior" é o tema proposto pela artista plástica

CARAS
13 de novembro de 2015, 13:50

Nos próximos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2015, a exposição "Olhos Pequenos Vêem Maior", da autoria da artista plástica Rita Fernandes, estará patente na galeria Giv Lowe, na Praça de São Paulo em Lisboa.

"Todos nós já fomos crianças. Acredito que, durante esse tempo mágico, em que estamos a descobrir o mundo, passamos por alguns estados de alma, aos quais nunca mais voltamos.

A capacidade de nos maravilharmos com as pequenas descobertas do dia a dia, vai-se dissipando com o crescimento.

Após submeter diversas fotografias da Praça de S. Paulo, situada no Cais do Sodré, ao olhar de algumas crianças, com idades compreendidas entre os cinco e os dez anos, propus-lhes que dessem sugestões em como torná-la num lugar mais animado e colorido.

Algumas das suas afirmações:

“Em vez de São Paulo, a praça devia chamar-se Giv Lowe porque é um nome muito mais bonito. Punham lá um sinal muito grande e depois toda a gente passa a chamar esse sítio assim.”

“Eu acho que podiam pôr brinquedos antigos. Os adultos gostam de se lembrar de quando eram pequeninos e nós, assim, também podíamos brincar com coisas diferentes, que já não existem nas lojas.”

Tendo como ponto de partida as suas ideias, produzi obras que atravessam o desenho, a pintura, aguarela e o vídeo.

O resultado é, de facto, um conjunto de momentos, que nos reportam para um universo próprio dos que sabem sonhar, ainda com todas as ferramentas que vamos perdendo inevitavelmente com o crescimento.

Ao apelar à sua imaginação, ficou evidente o fervilhar de conceitos e possibilidades incríveis que coabitam o cérebro de uma criança. Desta forma, acredito que partir de agora se tornem mais ativas na contemplação dos espaços urbanos, já que devem ser pensados para o melhor usufruto de pessoas de todas as idades. E a arte deve pairar em cada esquina. Como disse Nietzsche: "We have art in order not to die from the truth."

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras