Nas Bancas

0.jpg

Júlio de Matos

Viagem fotográfica pelo Oriente

Workshop no Museu do Oriente.

Divulgação
24 de setembro de 2014, 11:33

Em qualquer ambiente geográfico e cultural, as imagens captadas retratam o olhar do fotógrafo e a sua compreensão do meio envolvente. Centrado na “viagem fotográfica”, o Museu do Oriente organiza um workshop, no dia 4 de outubro, das 10h00 às 18h00, que reflete sobre o retrato, a paisagem e o ensaio fotográfico.
Aspetos práticos ligados ao equipamento fotográfico e à preparação da viagem são igualmente objeto de uma apresentação que Júlio de Matos - fotógrafo, arquiteto e autor de vários livros - fará de forma simples e direta, discutindo as suas experiências, publicações e inspirações.
O programa cobre ainda temáticas relacionadas com a apresentação do projeto fotográfico, o livro, a exposição, o audiovisual, incluindo estratégias para organizar, sequenciar e dar forma a grupos de fotografias. Sendo um workshop teórico e prático, os participantes são convidados a realizar um curto projeto no sentido de integrarem conteúdos das apresentações da manhã.
Aos participantes é requerido que levem a sua própria câmara fotográfica digital e, facultativamente, tripé, laptop, pen drive ou outra solução.
Desde há vários anos ligado ao ensino da Fotografia, Júlio de Matos tem orientado estágios e organizado cursos livres e workshops. De 2001 a 2004 lecionou a cadeira de Projeto Fotográfico, na Escola Superior Artística do Porto, para a recém-criada Licenciatura em Fotografia. Foi, até 2003, formador de Fotografia no CITEX, para o Curso de Design de Moda e Design Têxtil. Em 1982, fundou o Curso Superior de Fotografia na Cooperativa Árvore, de que foi diretor e professor até 1986. Lecionou, em 1980/81, no Rochester Institute of Photography, nos Estados Unidos, a disciplina de History of Aestetics of Photography.
Workshop “A Viagem Fotográfica”
4 de outubro
10h00-18h00
Preço: € 50,00
Participantes: Mín. 10, Máx. 18
Formador: Júlio de Matos

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras