Nas Bancas

0.jpg

D.R.

Viver a tradição das vindimas na Herdade do Esporão

De 25 de agosto a 4 de outubro.

Divulgação
12 de agosto de 2014, 12:17

Apogeu do ano de trabalho árduo na vinha, as vindimas são um momento de celebração do vinho e da tradição. A Herdade do Esporão preparou um programa especial para viver as vindimas no Alentejo, recentemente eleito como Melhor Região de Enoturismo do Mundo, numa votação online promovida pelo jornal norte-americano USA Today.
Desde a cuidadosa seleção e apanha das uvas na vinha à tradicional pisa a pé em lagares, são muitas as tradições preservadas no ritual das vindimas na Herdade do Esporão. Sendo este o momento mais marcante do ano, o Esporão preparou um programa especial, que convida a partilhar as emoções de um dia de vindima no Alentejo, de 25 de agosto a 4 de outubro.
A experiência inicia-se nas vinhas, onde os visitantes são convidados a percorrer as vastas paisagens de vinha da Herdade, a observar as uvas prontas para serem colhidas, identificando as diferentes castas que dão origem aos vinhos do Esporão, e a participar ativamente na vindima, convivendo com os trabalhadores na vinha.
Depois, é tempo de seguir as uvas até às adegas, onde se procede ao seu desengace e esmagamento e vinificação. Após a visita às adegas, é possível visitar também as caves, onde repousam os vinhos em estágio e fazer uma prova de dois vinhos.
A experiência prolonga-se no restaurante da Herdade, que preparou um menu especialmente dedicado às vindimas, inspirado nos sabores típicos alentejanos, que encontram o par perfeito nos vinhos do Esporão. Para entrada, o menu sugere um Lagostim de rio, pepino e tomate, acompanhado por 2 Castas 2012, produzido com Roupeiro e Arinto. Segue-se uma Terrina de codorniz com pickles da horta biológica da Herdade do Esporão, que combina na perfeição com Assobio Rosé 2013, um dos mais recentes lançamentos da Quinta dos Murças, propriedade do Esporão na Região Demarcada do Douro. Para segundo prato, sugere-se Peito de pato, beterraba e ameixas, harmonizado com 4 Castas 2010, um vinho que resulta de um blend de Aragonez, Tinta Miúda, Tinta Caiada e Alfrocheiro. O deleite termina numa sobremesa de Frutas de Verão, panacotta de especiarias doces, acompanhado pelo Late Harvest 2012.O programa está disponível todos os dias, exceto domingos, pelo valor de 80€ por pessoa. Requer reserva prévia com 48 horas de antecedência.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras