Nas Bancas

1.jpg

D.R.

Concerto de Reis no Museu do Oriente

No dia 4 de janeiro.

Divulgação
14 de dezembro de 2013, 20:00

O Coro do Teatro Nacional deSão Carlos sobe ao palco do Auditório do Museu do Oriente no dia 4 de janeiroàs 17h00 para um Concerto de Reis. O espetáculo incluiu interpretações de umaCanção Tradicional Portuguesa de Natal – Natal de Elvas, o Christnachtde Friedrich Heinrich Himmel, o White Christmas de Irvin Berlin e o JingleBells de James Lord Pierpont, entre tantas outras.
O conjunto tem atuado sob adireção de algumas das mais prestigiadas batutas, tendo também sido dirigido emóperas e concertos pelos mais importantes maestros portugueses, com relevoespecial para Pedro de Freitas Branco.
Criado em 1943, sob a direçãode Mario Pellegrini, o Coro cumpre uma fase intensiva de assimilação do granderepertório operístico e de oratória. Entre 1962 e 1975 colaborou nas temporadasda Companhia Portuguesa de Ópera, sediada no Teatro da Trindade. Participou emestreias mundiais de autores portugueses, casos de Fernando Lopes-Graça (D.Duardos e Flérida) e António Victorino d’Almeida (Canto da Ocidental Praia). Em1980 foi criado um primeiro núcleo coral a tempo inteiro, sendo aprofissionalização do Coro consumada em 1983, sob a direção de AntonioBrainovitch.
A plena afirmação artística doconjunto é creditada a Gianni Beltrami, que assumiu a direção em 1985 ebeneficiou de condições de trabalho até então inéditas em Portugal. Depois damorte de Gianni Beltrami, João Paulo Santos assumiu a direção, constituindo-secomo o primeiro português no cargo em toda a história do Teatro de São Carlos.Sob a sua responsabilidade registam-se vários êxitos, nomeadamente o concertode encerramento da Europália ’91, em Bruxelas, com o Requiem de Verdi.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras