Nas Bancas

Ensemble laReverdie no Estoril

Dia 21 de abril, às 21h30 no Auditório Sra. da Boa Nova.

Divulgação
18 de abril de 2013, 18:04

No ano de 1986 dois pares de jovens irmãs, Claudia e Livia Caffagni e Elisabeta e Ella de Mircovich, fundam o ensemble de música medieval laReverdie.
O nome, inspirado no género poético que celebra o renovação primaveril, revela a principal característica de um grupo que, ao longo dos anos, consegue surpreender e envolver o público e a crítica com a sua capacidade de interpretar de uma forma inédita os diversos estilos e reportórios do vasto património musical da época medieval e inícios do renascimento da Europa. Em 1993 o cornetista Doron David Sherwin passa a integrar o grupo.
Atualmente o grupo trabalha com formações diversas que podem ir de três a catorze elementos, dependendo do repertório. Interessa-se também por trabalhar com jovens músicos que vai encontrando ao longo do desenvolvimento da sua actividade didáctica.
Os mais de vinte e cinco anos de investigação, de experiência acumulada e de intensa actividade fazem do ensemble laReverdie um grupo único na sua harmonia, entusiasmo e aclamada competência vocal e instrumental.
O ensemble laReverdie desenvolve uma intensa actividade em Itália e no estrangeiro, em países como a Suíça, Alemanha, Áustria, Inglaterra, Bélgica, Holanda, França, Espanha, Portugal, Eslovénia, Polónia e México.
Gravou concertos e programas radiofónicos e televisivos em Itália, Alemanha, Bélgica, França, Suíça, Portugal, Polónia, Espanha, Eslovénia e Holanda.
Tem editados dezoito CD’s dos quais catorze para a casa discográfica Arcana em co-produção com a WDR tendo ganho vários prémios, tais como: O Diapason d’Or do Ano (o primeiro atribuído a um grupo italiano na categoria de música antiga); Oito Diapason d’Or; treze vezes a pontuação máxima – 10 – da revista Répertoire; três vezes a pontuação máxima – 10 – da Revista Crescendo; dois ffff Télérama, o maior prémio da revista francesa Télérama; três vezes as “5 Estrelas” atribuídas pela revista Musica e um A da revista Amadeus.
O recente CD Carmina Burana – Sarcasmos Sacros (Arcana A353) foi finalista em 2010 do Midem Classical Awards na categoria de música antiga.
Da extensa discografia do ensemble laReverdie foi elaborado o CD dedicado à Idade Média editado para a colecção Clássicos da Música publicado pelo jornal italiano Corriere della Sera em 2007.
Desde 1997 os seus elementos desenvolvem uma intensa actividade didáctica sobre o repertório medieval junto das mais prestigiadas instituições italianas e estrangeiras.
Tem colaborado em projectos especiais, com Franco Battiato, Moni Ovadia, Carlos Nuñez, Teatro del Vento, Gerard Depardieu e Mimmo Cuticchio com o qual laReverdie realizou uma digressão em 2012 com o espectáculo original com o título: Carlos Magno, Música para uma lenda: Mimmo Cuticchio e laReverdie numa viagem imaginária entre Conto e Canto.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras