Nas Bancas

Surf: Melhores do mundo desafiam as ondas de Supertubos

De 15 a 24 de Outubro, o nosso país recebe novamente os melhores surfistas da atualidade nas ondas de Peniche.

Redação CARAS
15 de outubro de 2011, 00:58

A cidade de Peniche é novamente a anfitriã da etapa portuguesa do circuitomundial de surf. As ondas escolhidas são novamente Supertubos e o Baleal, com apraia dos belgas como praia alternativa.
KellySlater, Owen Wright ,Taj Burrow, Adriano de Sousa, Jordy Smith, Joel Parkinson,Mick Fanning, entre outros, chegam a Portugal na próxima sexta-feira. Logo quetermine o campeonato que está a decorrer em Hossegor, em França, os atletasviajam para Portugal.
Aedição deste ano do WCT - World Championship Tour - está a ser ultraemotiva. Os oito surfistas que lideram o ranking têm hipótesesmatemáticas de chegar ao primeiro lugar.
KellySlater - 10 vezes campeão do mundo - está na frente do circuito, apesar de nãoter participado na etapa de Jeffrey's Bay, na África do Sul. O"rei" Slater tinha avisado que não iria competir a totalidade docircuito "abrindo a porta" a surfistas como Jordy Smith, Taj Burrowou Mick Fanning.
Agrande surpresa do dream tour 2011 até ao momento é Owen Wright. Umsurfista australiano, 21 anos de idade, 1 metro e 90 centímetros de altura. Umgigante com um nível de surf "explosivo e cheio de power" quejá conseguiu enfrentar Kelly Slater nas três últimas finais (Tahiti, NovaIorque e Califórnia). Vantagem de 3 -1 para Slater até ao momento.
KellySlater venceu na polinésia francesa, Owen respondeu com uma vitória na BigApple e o norte-americano dominou em Trestles, na Califórnia.
Oscritérios de julgamento da ASP - Associação de Surfistas Profissionais -está diferente e mais exigente. As manobras inovadoras, progressivas,verticais, executadas a alta velocidade, são agora mais valorizadas. Os surfistasprocuram executar grandes áereos, voar bem acima do lip das ondas.Surfistas como Matthew Wilkinson, Julian Wilson, Gabriel Medina, e JeremyFlores, são alguns dos nomes que não deve perder de vista na etapa portuguesa.Um estilo de surf New School que está a dar que falar beneficiando oespetáculo para o público que assiste na praia.
Ofrancês Jeremy Flores, 23 anos, lesionou-se no domingo, em Hossegor, e o menino prodigio gaulês não viaja para Peniche.
Apraia de Supertubos é famosa pela qualidade das ondas tubulares. As previsõesindicam a entrada de um swell favorável, condições de mar excelentes,logo a partir de segunda-feira, dia 17 de Outubro.
Tiago"Saca" Pires perdeu na terceira ronda em Hossegor, precisamente com oaustraliano Owen Writh. O surfista português necessita de bons resultados nasetapas que faltam até ao final do ano (Peniche, São Francisco e Havai) sepretende continuar no Circuito Mundial de Surf em 2012.
As qualificações do RipCurl Pro Portugal 2011 têm início no dia 14 de Outubro.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras