Nas Bancas

Escape na SIC Notícias: Celebrar as vindimas no Douro!

Para ver domingo (08h40, 21h40 e 00h40), segunda-feira (10h40) e quinta-feira (15h30).

Paulo Brilhante
23 de setembro de 2011, 19:36

Neste décimo segundo programa da terceira série de Escape na SIC Notícias, com estreia a 25 de setembro, parte-se em busca das tradições do Douro, mais precisamente das vindimas.

Assegurando uma completa proposta de enoturismo, a Quinta do Portal está inserida num romântico cenário de vinhedos. Eleita pela Forbes como um dos 10 melhores destinos enoturísticos do mundo, a Casa das Pipas é um acolhedor hotel que permite usufruir da extrema beleza da paisagem duriense entre paredes de xisto. A vinha e o vinho são inspiração incontornável na decoração da casa de ambiente familiar que prima pela simplicidade. Faça parte desta história e de tesoura em punho aprenda com quem sabe a cortar os cachos de uvas, o primeiro passo para um dia dedicado à do vinho!

O restaurante Chaxoila começou por ser uma pequena taberna, situada à beira da estrada nacional que liga Vila Real a Chaves. Entre os muitos petiscos e outros tantos pratos tradicionais, as tripas aos molhos são especialidade da casa. Há cerca de 2 anos o espaço foi remodelado e apresenta agora um ambiente moderno e muito agradável, com destaque para a fantástica esplanada.

Um almoço prolongado pede um passeio que alimente os olhos e a alma e temos o programa ideal para um fim de tarde inesquecível. 45 minutos de carro em direção à bonita estação ferroviária da vila do Pinhão e todos a bordo! A linha do Douro tem cerca de 200 quilómetros ligando o Porto ao Pocinho e a maior parte do percurso é feita junto às margens do rio. Património Mundial da Humanidade, a região duriense exibe-se vaidosa com toda a propriedade. Telas que o trabalho árduo do homem mantém ao longo dos séculos podem ser admiradas através das janelas do comboio. Saiba mais sobre estes passeios .

O antigo armazém da Estação de caminhos-de-ferro de Vila Real já não vê passar comboios. Desde o final do ano passado voltou a ser paragem, mas os motivos que obrigam a incluir este destino no roteiro já não são os mesmos. O restaurante Cais da Villa veio dar vida nova ao edifício transformado num exemplo de sofisticação e bom gosto onde se pode optar entre vários espaços.

Antes de deixar o Douro impõe-se uma última paragem. A cerca de 25 minutos de Vila Real encontra-se o Miradouro de São Leonardo da Galafura, um local que oferece uma extraordinária vista: "Não é um panorama que os olhos contemplam, é um excesso da natureza", escreveu Miguel Torga.

Horários: Domingo (08h40, 21h40 e 00h40), segunda-feira (10h40) e quinta-feira (15h30).

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras