Nas Bancas

2012-02-26_014953.jpg

CARAS Motores: Ao volante do novo Mazda5

Uma excelente proposta para quem não abdica do espaço e da segurança, agora dotado com um novo motor 1.6 diesel.

Pedro Amante
1 de setembro de 2011, 23:42

FOTOS: Mazda


O Mazda5 segue a linha de sucesso que a maioria dos monovolumes conquistaram no nosso país. É um modelo versátil que ganha pontos com um novo motor diesel 1.6 litros e common-rail, acessível e agradável de utilizar.


Este novo bloco é leve e suave, mas oferece níveis de potência e binário que asseguram uma condução confortável. É também um motor mais limpo e sustentável, produzindo 138 g/km de CO2, uma redução de 13% em relação ao motor anterior. No seu conjunto, este motor é 120 kg mais leve, uma redução que se reflete na diminuição dos consumos de combustível. A marca avança com valores na ordem dos 5,2 l/100 km.


Este novo motor, que garante uma velocidade máxima de 180 km/h em 6.ª velocidade, integra um filtro de partículas diesel sem manutenção, o que reduz os custos para o utilizador.



O novo Mazda5 apresenta linhas exteriores completamente novas. No interior, conta com um novo painel de instrumentos, coluna de direção e consola central, bem como novos bancos, materiais, cores e tecidos. Bastante funcionais são as portas laterais deslizantes, que podem ser operadas de modo automático ou manual, para além de uma das maiores aberturas de acesso à bagageira do seu segmento. Tem capacidade para até sete passageiros e os seus bancos podem ser facilmente rebatidos permitindo várias configurações. Conta também com vários espaços de arrumação, entre eles, um sub-compartimento de oito litros na bagageira.


Verificámos que o novo Mazda5 é um carro confortável, oferecendo um espaço generoso para as pernas na 2.ª e 3.ª fila de bancos. O nível de ruído no interior é baixo, mesmo em viagens a velocidade mais elevada.



A nível de chassis, a Mazda focou a sua atenção na obtenção de uma 'Sensação Harmoniosa da Dinâmica de Condução' e os resultados traduzem-se numa excelente linearidade seja em aceleração, abordagem às curvas ou na travagem. Adicionalmente, o Mazda5 tornou-se mais leve, coeso e com uma maior capacidade de resistência aos impactos, com novos componentes a nível de suspensão, direção e aerodinâmica, que o tornam mais ágil e fácil de controlar. Revela-se um carro bastante estável, nomeadamente, em percursos de autoestrada.



A segurança também foi alvo de grande atenção por parte dos engenheiros da Mazda e este modelo inclui um completo pacote de equipamento de segurança passiva, que inclui seis airbags, e de segurança ativa, que inclui grandes discos de travão, ventilados, de 300 mm à frente, e de tambores de 302 mm atrás, ABS de quatro canais, distribuição elétrica da força de travagem (EBD), assistência à travagem, controlo de tração, e também um sinal de paragem de emergência (ESS), que alerta os outros automobilistas de uma manobra de travagem súbita através da ativação automática de luzes de emergência. Outra funcionalidade inovadora é o Sistema de Sobreposição de Travagem, que dá prioridade ao pedal do travão sobre o pedal do acelerador, caso ambos sejam pressionados ao mesmo tempo, permitindo a imobilização do veículo de um modo seguro.


A utilização das duas portas laterais deslizantes elétricas também é agora mais segura, detetando obstruções e revertendo automaticamente.



Durante o nosso ensaio verificámos que o Mazda5 está repleto de equipamento que tornam as viagens mais divertidas e agradáveis. O ar condicionado automático é de série, assim como o novo sistema áudio de quatro saídas com processador digital do sinal que reduz as interferências das ondas de rádio. Todo o sistema áudio pode ser controlado no volante e uma entrada auxiliar permite a ligação de equipamentos MP3 recorrendo ao sistema de áudio do carro.


Igualmente disponíveis estão os sensores de estacionamento traseiros, os bancos aquecidos (na versão com estofos em pele), um sistema de telefone Bluetooth com reconhecimento vocal, um melhorado controlo do sistema de direção e faróis com lâmpadas de xénon (disponível nas versões com portas elétricas).



Medidas da Bagageira

(até linha de cintura):


Com todos os bancos em posição - 112 litros


Com 3.ª linha de bancos rebatida - 426 litros


Com 2.ª e 3.ª linha de bancos rebatidas - 857 litros



Preços

Mazda5 1.6 Superior Wagon - desde € 29.800.


Mazda5 1.6 Superior Wagon com portas laterais elétricas e faróis de xénon - desde € 31.345.


Mazda5 1.6 Superior Wagon com portas laterais elétricas, faróis de xénon e bancos em pele - desde € 32. 925.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras