Nas Bancas

Palácio da Brejoeira

Palácio da Brejoeira

D.R.

Palácio da Brejoeira

Situado na freguesia de Pinheiros, concelho de Monção, classificado como Património Nacional desde 1910, abre ao público ao fim de dois séculos.

Cláudia Alegria
19 de julho de 2010, 18:21

Ex-líbris da região do Alto-Minho, é uma grandiosa construção em estilo neo-clássico, dos princípios do século XIX. Casa senhorial, circundada de altos muros, ao gosto da época, com um frondoso parque de essências arbóreas centenárias e pouco vulgares. É um conjunto notável - Palácio, capela, bosque, jardins, vinhas e adega antiga (onde hoje estagia a prestigiada Aguardente Velha) - que seduz e encanta pela harmonia que dele emana. Para lá dos seus jardins, cultivam-se com esmero 18 dos 30 hectares da propriedade, com vinha de casta Alvarinho que Hermínia Paes transformou num dos mais emblemáticos vinhos da Sub-região de Monção.

Datada de 1806, o inicio da sua construção, a mando de um "rico morgado, fidalgo da Casa Real e cavaleiro da Ordem de Cristo" de nome Luís Pereira Velho de Moscoso é concluída em 1834. Em 1908 e já na posse de outro proprietário, conselheiro Pedro Maria da Fonseca Araújo, industrial e na altura Presidente da Associação de Comercio do Porto, inicia obras de restauro e remodelação, edifica-se a capela palatina e o teatro, revestem-se as paredes do átrio e escadaria de azulejos e no exterior reforma os jardins e o bosque riquíssimo em espécies exóticas, construindo ainda um belo lago. Em 1937, Francisco de Oliveira Paes, adquire para oferecer a sua filha e actual accionista maioritária, da Sociedade Anónima, que entretanto se constituiu em Julho de 1999.

Palácio construído na encantadora Quinta do Vale da Rosa, actual Quinta da Brejoeira, com grandes e luxuosos salões, imensa biblioteca, jardim de inverno, teatro, azulejos figurativos, pratas, loiças do oriente, mobiliário de madre pérola e pau-preto, tudo aqui é palaciano e pode a partir de agora ser visitado.

Visitas de Terça-Feira a Domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras