Nas Bancas

Samurais e origami: Festa do Japão invade Museu do Oriente

Oficinas sobre samurais e demonstrações de artes marciais nipónicas assinalam a Festa do Japão no Museu do Oriente.

Paulo Brilhante
29 de abril de 2010, 18:23

por escape.pt

Oficinas sobre samurais, demonstrações de artes marciais nipónicas e uma celebração especial do Dia da Mãe, segundo a tradição japonesa, são algumas das actividades organizadas pelo Museu do Oriente, nos dias 1 e 2 de Maio, para assinalar a Festa do Japão.

O fim-de-semana começa com a oficina "O Enigma dos Samurais", dirigida a crianças, que desvenda o mundo de virtudes dos conhecidos guerreiros japoneses. As artes marciais, originárias do Japão, estão também em destaque nestes dias.

A 1 de Maio, o karaté e o kyudo - arte marcial de arco e flecha - dão início a uma série de demonstrações gratuitas e workshops preparados pelo Museu.

A 2 de Maio, o protagonismo vai para o aikido - arte marcial sem movimentos ofensivos, que alia a componente física à componente espiritual - e para o kendo - arte em que são utilizadas espadas de bambu.

E porque o Dia da Mãe é uma data especial, o Museu do Oriente assinala-o, a 2 de Maio, com a oficina "Haha No Hi - Feliz Dia da Mãe!", que revela o modo como as famílias do Japão festejam esta data. Do origami ao kirigami, das franjas de lã ao papel crepe, os mais novos podem aprender a preparar um cravo, muito particular, para oferecerem à Mãe, cumprindo-se a tradição japonesa.

A Festa do Japão decorre no Museu do Oriente até 9 de Maio e assinala as comemorações dos 150 Anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras