Nas Bancas

IndieLisboa: cinema independente de 22 de Abril a 2 de Maio

Quatro salas de cinema acolhem a 7.ª edição do Festival de Cinema Independente de Lisboa

Ana Oliveira
22 de abril de 2010, 12:07

Arranca hoje a 7.ª edição do IndieLisboa, que apresenta, até dia 2 de Maio, uma selecção de filmes independentes oriundos de diversas partes do mundo.

São 276 filmes exibidos diariamente em quatro salas lisboetas: Cinema São Jorge, Cinema Londres, Cinema City Alvalade e Culturgest. Ficção, documentários, animação e filmes experimentais alimentam as diversas secções do festival: Competição Internacional, Competição Nacional, Observatório (obras essenciais do último ano), Cinema Emergente (espaço às novas linguagens), O Pulsar do Mundo (questões relevantes da actualidade), Herói Independente (realizadores que participaram na secção Fórum do Festival de Berlim e a realizadora Heddy Honigmann), IndieJúnior (para os mais novos, claro), Director's Cut (quando o próprio cinema é a matéria-prima) e IndieMusic (filmes centrados no tema 'música').

O filme português Fantasia Lusitana, de João Canijo, abre oficialmente o festival, esta noite, no São Jorge, na presença da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas. O cinema português é, aliás, um dos trunfos deste ano já que a programação inclui o número recorde na 40 filmes nacionais, onde se destacam ainda Guerra Civil, de Pedro Caldas, Traces of a Diary, de Marco Martins e André Príncipe, Pelas Sombras, de Catarina Mourão e Sem Companhia, de João Trabulo.

Como sempre, o IndieLisboa dedica especial atenção ao público jovem com a secção IndieJúnior, que apresenta, sobretudo aos fins-de-semana selecções de curtas-metragens agrupadas de acordo com a faixa etária a que se destinam (há para maiores de 3, maiores de 6 e maiores de 9) e longas metragens que dificilmente terão oportunidade de ver no circuito comercial. Há ainda workshops e sessões para escolas.

Para conhecer toda a programação, vá a www.indielisboa.com

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras