Nas Bancas

Caminho Longo

Exposição de Filipe Pinto Soares

Cláudia Alegria
20 de abril de 2010, 12:36

Filipe Pinto Soares irá inaugurar uma exposição no próximo dia 29 de Abril, pelas 19h, no Espaço Galeria de Arte Tranquilidade Seguros, na Rua Alexandre Herculano.

Esta é a segunda exposição de Filipe Pinto Soares, depois da mostra apresentada em Floating Dreams, em Setembro de 2009. Na obra deste artista plástico, as peças resultam duma junção de criação de mecanismos autónomos com a simbolização de anacronismos. Na elaboração de pequenos mundos, as representações de Filipe Pinto Soares surgem em caixas de luz e móbiles, esculturas em movimento. É este o ponto em comum com a exposição anterior, e o facto de pegar em temas que tocam os universos políticos, sociais e humanos. As narrativas continuam contidas numa visão microscópica do mundo.

Nesta exposição, estes mundos orgânicos são inseridos em mecanismos de estética depurada. Os recortes que envolvem pequenos universos fechados, invólucros de personagens que representam situações dum quotidiano possível, as máquinas do tempo, as viagens simbólicas, a urgência dum olhar distanciado, o alerta e a razão máxima da ciência, tudo é ampliado a uma imagem de fantasia. Em Along the Way, Filipe Pinto Soares explorou dois temas, o tempo e as viagens. O tempo que foge e que não é controlável, as viagens como retrato duma memória que permanece, real e palpável. Dois mundos que se tocam num presente antagónico. No tempo fora do tempo, surge uma árvore/bomba, o spectrum como objecto arqueológico ou uma Kalashnikov com uma narrativa interior, um universo de plantas e árvores em destruição. Nas viagens, as imagens são simples resgates de boas recordações, sem ironia nem simbolismos, apenas retratos dum tempo possível.

Mais informações sobre o autor em http://www.relectro-pinto.com

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras