Nas Bancas

Miúdos: Expo Criança, A História do Menino Peixe e muito mais!

Idolomania, Just Girls e muitas actividades infantis e desportivas fazem parte da edição deste ano da Expo Criança, mas o escape.pt sugere ainda vários espectáculos e divertidos workshops. 

Paulo Brilhante
15 de abril de 2010, 20:32

por escape.pt

Idolomania, Just Girls e muitas actividades infantis e desportivas fazem parte da edição deste ano da Expo Criança, a decorrer já a partir do dia 15 de Abril, em Santarém. Para este fim-de-semana, o escape.pt sugere ainda vários espectáculos, inclusive para bebés, peças de teatro e divertidos workshops.

EVENTOS

Expo Criança 2010
A edição deste ano da Expo Criança terá lugar de 15 a 18 de Abril, no CNEMA - Centro Nacional de Exposições, em Santarém. O Festival de Música, com actuações dos ex-concorrentes dos Ídolos, das Just Girls e dos The New Kids, e permanentes actividades infantis, como jogos tradicionais, dinâmicas de grupo, construções, insufláveis, carrosséis e museus, são alguns dos destaques do vasto programa deste certame. Peças de teatro e actividades desportivas, como yoga, equitação, patinagem ou minigolfe, estarão também à disponibilidade dos mais novos. Para profissionais do sector, técnicos e pais, o evento conta com diversos seminários e conferências que focam temas importantes como os Direitos da Criança e o Desenvolvimento Infantil. Quinta e sexta-feira das 09h30 às 18h00, sábado das 12h00 às 21h00 e domingo das 12h00 às 20h00. O preço varia, mediante os espectáculos ou actividades que quiser assistir ou aderir.


ESPECTÁCULOS

Jeremias Fischer - A História do Menino Peixe
Nesta versão portuguesa da ópera estreada em 2007 na cidade de Lyon, Jeremias Fisher narra, de forma comovente, a história de um menino, filho de uma família de pescadores, que nasce sob o signo de Peixes e que, de metamorfose em metamorfose, se vai transformando num menino peixe, até chegar a hora de ir finalmente viver para o oceano. Através de muito amor e inteligência, os pais aceitam-no como ele é, diferente de todos os outros meninos. Uma metáfora para a transformação que todos nós sofremos ao longo do crescimento e uma ópera de simplicidade, poesia e profundidade arrebatadoras. Jeremias Fischer - A História do Menino Peixe vai estar no Teatro Carlos Alberto, no Porto, de 15 a 17 de Abril (quinta-feira e sábado às 21h30, sexta-feira às 15h00). O preço varia entre os 10 e os 15 euros.

Ti-Tó-Tis - Dança e Música para Bebés
Espectáculo que oferece dança e música num contexto pensado ao pormenor, onde a luz, o som, o cenário e a imagem se interligam. Um baú de brinquedos abre as portas da imaginação para um mundo fantástico, cujo objectivo é criar novos públicos, como os bebés, e estabelecer hábitos culturais para toda a família. Os intérpretes são dois músicos, duas bailarinas e um actor, que dividem o espaço com os bebés e os pais que os acompanham, criando situações de interacção. Dia 18 de Abril, às 15h00 e às 16h00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha . O preço é de 4 euros para as crianças e de 7,5 euros para os adultos.

TEATRO

Matrioska
O tema principal deste espectáculo, que tem como público-alvo crianças a partir dos seis anos, é a descoberta "Outro" e de novos significados perante as coisas que nos rodeiam. A peça parte da ideia de que existem muitas camadas sobrepostas naquilo que vemos. Ou seja, muitas vezes o que vemos à frente dos nossos olhos não é mais do que uma primeira imagem, a mais imediata de muitas outras que estarão por trás dela. Em Matrioska , pretende-se passar aos miúdos a ideia da descoberta constante, levando-os a questionar: O que estará atrás daquilo? Dentro disto? O que é aquela sombra? Em cena no Cine-Teatro Municipal João Mota, em Sesimbra, este domingo, dia 18 de Abril, às 17h00. O preço é de 1,5 euros para as crianças e 2,5 euros para os acompanhantes.

Cenofobia
Em cena no Cine-Teatro Municipal de Estarreja, esta peça, que mais se assemelha a um quebra-cabeças, retrata a história de André. Dentro da sua cabeça decorre grande parte da acção de Cenofobia , projecto promovido pela Culturgest, em que o Teatro Viriato participa desde a primeira edição. Em palco, através de diversas cenas individuais, são exploradas as diferentes personalidades que apenas vivem dentro da cabeça do protagonista, e que procuram sempre encontrar um caminho para a libertação. No meio deste conflito caótico, André questiona a existência humana, a sexualidade e o porquê de fazer teatro. Em cena dia 18 de Abril, às 16h00. O preço do bilhete é de 2,5 euros.

WORKSHOPS

Balleteatrinho "Dentro de Portas"
A partir de uma de uma narrativa, uma história, um conto, uma obra plástica ou uma música, os mais novos são convidados a experimentar o movimento e a interpretação, fazendo-os alcançar a sensação de estar num palco, a representar para muita gente. Este é um ateliê de sensibilização e introdução ao mundo da dança e do teatro, através de jogos de criatividade e imaginação. No fim de cada sessão, depois de um lanche, os pais são convidados a assistir ao resultado final, numa pequena peça apresentada pelos miúdos. O Balleteatrinho decorre uma vez por mês no Porto. O próximo é já este sábado, dia 17 de Abril, das 14h00 às 16h00, no Ballet Teatro . O preço de participação é de 15 euros.

Música para uma Plateia de Palmo e Meio
Para potenciar o aproveitamento de aprendizagem musical com que os bebés nascem, torna-se fundamental uma estimulação musical precoce. Neste workshop, orientado por formadoras especializadas, pretende-se implementar e dinamizar actividades musicais de carácter interdisciplinar, dinamizando a interacção da música com o movimento e a linguagem. Em Música para uma Plateia de Palmo e Meio , as orientadoras musicais actuam como modelos a seguir pelos bebés e pelos pai. Esta sessão decorre este sábado, dia 17 de Abril, às 10h30 e às 11h30, no Salão Nobre do Theatro Circo, em Braga. O preço de participação varia entre os 5 e os 10 euros.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras