Nas Bancas

Borlas da semana: Um dia na pré-história, vinhos e muito teatro!

Uma viagem no tempo, teatro, música, cartoons, arte e passeios fazem parte da lista de actividades a custo zero preparadas por escape.pt para os próximos dias.

Paulo Brilhante
15 de abril de 2010, 11:31

por escape.pt

Um dia na pré-história em Portimão

No dia 17 de Abril, o Centro Interpretativo de Alcalar é palco da quarta edição da iniciativa "Um dia na pré-história", que convida as famílias a passarem um sábado diferente, viajando no tempo até ao quotidiano da comunidade local de há cinco mil anos, numa recriação mais uma vez dinamizada pela equipa do Museu de Portimão. A par das visitas orientadas por arqueólogos, os participantes vão poder observar e participar em algumas das actividades que garantiam a sobrevivência destas populações, como a caça, a tecelagem, a cerâmica, a ceifa, a moagem, o fabrico de objectos e utensílios, ou o processo utilizado para cozer cerâmica, entre outras experiências. A necrópole de Alcalar, localizada a cerca de 9 km de Portimão, é composta por cerca de 20 sepulcros agrupada em vários núcleos e revelando uma grande diversidade de soluções arquitectónicas e ainda por um rico espólio de artefactos, entre os quais almofarizes em calcário e pontas de seta em silex. As visitas, de entrada livre, podem ser feitas de manhã, entre as 10h00 e as 12h30, e da parte da tarde, das 14h00 às 16h30, sendo que a partir das 09h30 estará disponível gratuitamente um autocarro "Vai e Vem", com partidas do Museu a cada 20 minutos e paragens no Largo do Dique, em direcção a Alcalar.

Provas de vinho em Évora

No âmbito da iniciativa Rota dos Sabores Tradicionais, a Divinus Gourmet, localizada no Mercado Municipal de Évora promove até dia 15 de Abril provas diárias de vinho. Tintos e brancos da Herdade das Servas podem ser apreciados durante o horário de abertura da loja.

Provas de vinho no Real Palácio

No dia 14 de Abril, o hotel Real Palácio , em Lisboa, estreia as provas de vinhos semanais "Winedays". De entrada livre, esta será uma excelente oportunidade para conviver e conhecer as diferentes regiões de vinho e as melhores castas nacionais ou europeias. Assim, esta quarta-feira vai poder apreciar vinhos da Bairrada (Quinta do Encontro), no dia 21 de Abril, vinhos do Douro (Quinta Casa Amarela) e no dia 28 de Abril, vinhos do Alentejo (Encosta de Estremoz).

Teatro, muito teatro, em Tomar

A cidade de Tomar vai transformar-se num verdadeiro palco nos próximos dias 16, 17 e 18 de Abril com o mais uma edição da Mostra Teatral da Concelhia, a realizar nos Lagares d'El Rei e com entrada livre para todas as peças. A Mostra Teatral da Concelhia reúne mais de meia centena de artistas locais e é constituída por seis peças de teatro apresentadas ao longo de uma semana. Na quarta-feira, dia 14, às 21h17, sobe ao palco a peça "Sangue Pisado", pela Oficina de Teatro (Canto Firme de Tomar). No dia 15, é a vez do Grupo de Teatro e Convívio de Aboboreiras apresentar "Histórias de (des)encantar". Entre outras representações, referência ainda para a peça "Sonho Mágico" que pode ser vista, no sábado, dia 17, a partir das 15h23. Consulte aqui todo o programa da Mostra Teatral da Concelhia .

Dia dos Monumentos e Sítios

Com entrada livre, a Câmara de Oeiras, convida para um dia diferente que assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Assim, na manhã de domingo, dia 18 de Abril, no Jardim da Quinta Real de Caxias vai poder fazer uma visita guiada, enquanto os mais novos (dos 6 aos 12 anos) podem participar num ateliê de jardinagem. Na Fábrica da Pólvora de Barcarena decorrem diversas visitas guiadas a exposições, incluindo uma aos Viveiros da Câmara.

Porto Sounds agita baixa da cidade

A baixa do Porto vai voltar a vibrar ao sábado à noite (a partir das 23h00) com o regresso dos concertos Porto Sounds à Cândido dos Reis. Estão agendadas duas actuações: A Banda Revolta e WE SALUTE AC/DC! Live Tribute, que presta homenagem à lendária banda australiana.

World Press Cartoon em Sintra

O World Press Cartoon, salão de referência no mundo do humor gráfico de imprensa, abre ao público no próximo dia 17 de Abril, no Sintra Museu de Arte Moderna. O World Press Cartoon 2010 tem como objectivo distinguir e dar a conhecer os melhores trabalhos produzidos e publicados em jornais ou revistas, nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor, durante o ano de 2009. 400 trabalhos vão estar patentes ao público de 17 de Abril a 4 de Julho, de terça-feira a domingo entre as 10h00 e as 18h00, incluindo feriados (excepto 1 de Maio). A exposição tem entrada livre. Simultaneamente ao World Press Cartoon 2010 vai estar patente, no Sintra Museu de Arte Moderna, uma retrospectiva da obra de Tomás Leal da Câmara, um dos autores mais marcantes do desenho de humor em Portugal.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras