Nas Bancas

Miúdos: Saiba o que fazer com eles nas férias da Páscoa!

O roteiro desta semana do escape.pt direccionado aos miúdos sugere: ateliês e actividades lúdico-pedagógicas, ideais para estas férias da Páscoa.

Paulo Brilhante
31 de março de 2010, 13:25

por escape.pt

Acampamento Selvagem 2010
Reconhecendo a necessidade de educar os mais novos para um futuro sustentável, o Monte Selvagem , em Montemor-o-Novo, propõe um programa de uma noite em contacto com a Natureza. Tratam-se de acampamentos lúdico-pedagógicos, nos quais os participantes têm a oportunidade de, num ambiente divertido de aventura e de permanente animação e actividades, fazer um reconhecimento do local, dos animais e dos seus habitats, para além de diversas actividades, como um peddy-paper nocturno, música, jogos e histórias. Indicados para crianças dos 6 aos 12 anos, os acampamentos decorrem entre os dias 5 a 11 de Abril. O preço por pessoa é de 70 euros, com refeições incluídas.

ATL no Zoo de Lisboa
Entre 29 de Março e 9 de Abril (excepto fins-de-semana e feriados), o Jardim Zoológico abre as portas aos mais novos para que participem em mais uma edição do ATL da Páscoa, direccionado a crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos. Encontros com tratadores, treinadores e outros técnicos do parque, visitas a alguns bastidores, gincanas, jogos de pista e de exploração, caças ao tesouro e peddy-papers são algumas das actividades que fazem parte do programa, que inclui ainda a possibilidade de interacção com algumas espécies existentes no Zoo! Este ATL está disponível em dias temáticos (40 euros) - cada dia serve para explorar um conjunto de animais -, em turnos de cinco dias (180 euros) ou de quatro dias (144 euros).

Férias Debaixo de Água
O Oceanário de Lisboa convida os miúdos dos 4 aos 12 anos a participarem num programa, no mínimo, original. De 29 de Março a 9 de Abril, das 09h00 às 18h00, os protagonistas desta actividade são super-heróis que vivem nos oceanos, como os pinguins, as lontras, os bacalhaus, grandes navegadores, geniais pintores e um especial mergulhador, o Vasco. Actividades lúdico-pedagógicas que abordam diferentes áreas, desde a história, à pintura, à ciência ou à dramatização, inspiradas nos oceanos fazem parte desta proposta, na qual não falta muita criatividade e imaginação. O objectivo é mostrar que a brincar também se aprende a proteger a natureza. O preço varia entre os 40 euros (1 dia), os 150 euros (pacote de 4 dias) e os 180 euros (pacote de 5 dias), e inclui almoço, lanche, seguro e materiais.

Férias pedagógicas no Aquamuseu do Rio Minho
Em Vila Nova de Cerveira , entre 29 de Março e 9 de Abril, são quatro as actividades direccionadas a crianças do concelho, com idades entre 6 e 13 anos, de âmbito educativo e vocacionadas para a preservação do meio ambiente e espécies piscícolas. "Visita aos Moinhos da Gávea", "Descobrir os segredos da luz", "Previsão do tempo" e "Elaboração de uma cama para as casas ninho" dão nome às propostas do Aquamuseu do Rio Minho para estas férias pascais. As actividades decorrem ao longo de duas semanas, das 14h40 às 17h30, e têm o custo de 14 euros por semana, valor que inclui o lanche.

Programa à Descoberta
Duas semanas, dois temas diferentes para descobrir, das 10h00 às 17h00: "As árvores" e "O Oriente". De 29 de Março a 1 de Abril, no Centro Cultural Vila Flor , em Guimarães, o convite para os miúdos dos 6 aos 10 anos, consiste na descoberta da árvore de cada um e plantar ideias com as mãos. A proposta inclui ainda uma visita ao Horto Municipal, dança, brinquedos ópticos, cinema, música e escrita. De 5 a 9 de Abril, os mais novos são convidadas a partir à descoberta dos sons, dos sabores e das sombras do Oriente. Esta actividade inclui também uma visita à Biblioteca Municipal, música, teatro, escrita, yoga, tai-chi e exploração de sabores. O preço varia entre os 25 euros (sem almoço) e os 43 euros (com almoço) para a primeira semana; e os 30 euros (sem almoço) e os 52 euros (com almoço) para a segunda semana.

Pró Ambiente - Férias da Páscoa 2010
O Jardim Botânico da Ajuda , em Lisboa, propõe um programa de ocupação de tempos livres, direccionado a crianças dos 4 aos 12 anos, existente já desde 2002. O Pró Ambiente inclui diversas actividades e temas, como a jardinagem, o teatro, a expressão plástica, entre outros. A sua prática é sempre ao ar livre, exceptuando os dias em que as condições climatéricas não o permitam. O programa decorre entre os dias 29 de Março e 9 de Abril, das 09h00 às 18h00. Os preços variam entre os 50 e os 270 euros, dependendo do número de dias de participação no programa. O valor inclui lanche, almoço, as actividades e seguro de acidentes pessoais.

Artes nas Férias da Páscoa
Nestas férias pascais, o Centro Cultural de Belém , em Lisboa, tem para os mais novos uma oficina de expressão dramática, corporal e plástica. O tema - a bisbilhotice - não podia ser mais divertido. "Levamos a nossa vida no meio da bisbilhotice que nos faz pensar, contar, parar, andar e até inventar. Será que bisbilhotamos sempre da mesma forma? Há boas e más bisbilhotices? Vamos criar um bairro de bisbilhoteiros, onde cada um será bisbilhotado e terá um segredo que será descoberto". Pensado para crianças dos 5 aos 7 anos e dos 8 aos 12 anos, este ateliê decorre entre os dias 29 de Março e 09 de Abril, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h00. O preço é de 10 euros (meio dia sem refeição); 30 euros (1 dia inteiro com refeição); 95 euros (4 dias com refeição) ou 115 euros (5 dias com refeição).

OUTRAS ACTIVIDADES

Exposição: DinoExpo
Esqueletos, crânios de dinossauros, ovos, ninhos e ovos com embriões, garras e dentes já começaram a invadir o Geopark Naturtejo, em Castelo Branco. Referimo-nos à maior exposição itinerante de Dinossáurios do Mundo. No total, são cerca de 3000 metros quadrados de descoberta, nesta fascinante viagem ao passado, que conta também com aves e répteis voadores. Durante sete meses, o público poderá observar 32 dinossauros, com destaque para um grande saurópode, um Diplodocus de 17 metros, que viveu na América do Norte há cerca de 150 milhões de anos e que, apesar da sua grande envergadura, se alimentava apenas de plantas. Além de réplicas provenientes dos quatro cantos do mundo, a DinoExpo tem um cantinho nacional, com fósseis reais de dinossauros de Portugal. Patente até 30 de Outubro, diariamente, das 10h00 às 19h00. O preço varia entre os 3 e os 6 euros.

Odisseia Pelos Astros
Este espectáculo de teatro-circo, da companhia Tripulariante, fala-nos de Fernão de Magalhães e de mais uma das suas audazes aventuras. À semelhança da sua mais famosa viagem, a histórica personagem decide acompanhar a velocidade da luz e desbravar o espaço profundo do universo. Pelo caminho vai atravessar buracos negros, desviando-se de meteoros e meteoritos, fugindo de nuvens de gazes primordiais. Um espectáculo lúdico-didáctico em cena de 03 de Abril a 19 de Junho, no Espaço Monsanto, em Lisboa. O preço desta Odisseia pelos Astros varia entre os 6 euros (+ 65 anos), 6,5 euros (4 a 14 anos e público escolar) e os 7 euros (adultos).

A Alegre História de Portugal em 90 minutos
Fazendo jus ao espírito aventureiro e heróico de povo português, presente em vários acontecimentos, a Companhia de Teatro Bocage, de Lisboa, seleccionou 75 personagens representativas da História de Portugal e criou um enredo e dinâmica imparáveis. Viriato, D. Afonso Henriques, D. Afonso III, D. Dinis, D. Afonso IV, D. Fernando, D. João I, D. Henrique, D. Duarte, D. João II, D. Sebastião, D. Afonso VI e D. João V são apenas alguns dos muitos heróis destacados em A Alegre História de Portugal em 90 Minutos , em cena dias 4, 11, 18 e 25 de Abril, às 16h00. Uma divertida comédia a não perder, e que irá certamente agradar a um público de todas as idades. O preço do bilhete é de 6 euros.

E Mais!

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras