Nas Bancas

Miúdos: Zombie Fish, Monstrinha, Pinóquio e muito Chocolate!

Roteiro de actividades para miúdos e graúdos!

Paulo Brilhante
11 de março de 2010, 10:07

por escape.pt

A exposição Zombie Fish - Terror no Aquário, o Festival Internacional do Chocolate e a Monstrinha são as sugestões que esta semana destacamos e que irão, certamente, divertir miúdos e graúdos. Espectáculos e peças de teatro diversas, para além de workshops, integram também o roteiro de actividades que o escape.pt preparou para si.

ACTIVIDADES:
Zombie Fish - Terror no Aquário

Venenosa e mortífera, esta exposição, patente no Sea Life Porto , apresenta peçonhentas criaturas anfíbias e marítimas. No total, mais de 20 belíssimos e mortíferos exemplares de seres dos mares, que têm em comum a sua extrema toxicidade. A rã-flecha, com veneno suficiente para matar cerca de 2.200 pessoas, a vespa-do-mar, com tentáculos que podem atingir os 3 metros, o polvo-de-anéis-azuis, cujo veneno é uma mistura de compostos tóxicos conhecidos, o peixe-pedra, o mais venenoso de todos os peixes, ou o Conus, um parente das lesmas e um cruel molusco assassino, são os protagonistas desta mostra. Mas apesar da má fama, estas criaturas são pacíficas e benéficas para o equilíbrio do ecossistema! A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, aos sábados e domingos das 10 às 19 horas.

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos
São muitas as actividades e iniciativas presentes neste festival , onde a palavra de ordem é "chocolate", pois claro! E que miúdo não gosta de chocolate, independentemente do formato? Em exagero, pode não ser o melhor para a saúde, mas até ao dia 14 de Março, em Óbidos, pretende-se acima de tudo que as crianças, e não só, entrem num mundo de fantasia, toda ela coberta de chocolate. Deliciosos espectáculos, doces exposições e muitas outras atracções, como a Casa de Chocolate para Crianças, irão certamente fazer as delícias dos mais novos. Um evento a não perder, com uma programação "de comer e chorar por mais"!

CINEMA:
Monstrinha - Festival de Animação de Lisboa
À semelhança dos anos anteriores, a MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa dedica um espaço na sua programação exclusivamente aos mais pequenos, no qual estão incluídas muitas actividades e surpresas. A Monstrinha conta com sessões para crianças dos 3 aos 6 anos, dos 7 aos 12 e mais de 13 anos. Do programa fazem parte sessões de cinema e a edição de Cadernos da Monstrinha, com as várias técnicas de animação e temáticas abordadas nos filmes. Existem igualmente sessões de cinema para pais e filhos, de forma a que, juntos, possam embarcar nesta fantástica aventura pelo mundo da animação. O evento decorre de 11 a 21 de Março, com sessões às 10h30 e às 14h30, no Cinema São Jorge, Museu de Etnologia, Teatro Meridional e Cinema City Alvalade.

ESPECTÁCULOS:
Às Cavalitas do Vento
Neste espectáculo, que engloba música, teatro e marionetas, pretende-se fazer uma homenagem à natureza e à sua beleza. Na Sala de Ensaio do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, é ao som do vento que os pequenos espectadores serão transportados pelas estações do ano e pelos elementos naturais. Em palco, a água, as folhas, as cigarras, os pássaros e os vulcões produzem sons. E esses sons, naturais, poderão ser transformados em musicais? Às Cavalistas do Vento , as crianças vão partir numa viagem pela beleza e humor transmitidos por este espectáculo, a partir da natureza. Para ver dia 10, 11 e 12 de Março, às 11h00; dia 13 às 15h30 e dia 14 às 11h30. O preço varia entre os 3 e os 5 euros.

A Menina de Pedra
Este espectáculo, interpretado pela Orquestra Didáctica da Foco Musical e pela Companhia de Dança Quorum Ballet, conta a história de um grupo de amigos que anda a passear por uma zona menos conhecida da cidade. Por entre arbustos, restos de obras e outras coisas do género, existentes em locais sujos como este, descobrem uma velha estátua, cuja expressão era de tal forma trágica que o grupo de amigos apenas se lembrou de fugir dali. No caminho de volta, são confrontados com um sem-abrigo que os avisa dos perigos do local e lhes conta a história da tal estátua. A Menina de Pedra pode ser visto dia 10 de Março, às 09h30, 11h00 e 14h00, no Europarque de Santa Maria da Feira, e dias 18 e 19 de Março, às mesmas horas, na Aula Magna, em Lisboa. O preço é de cerca de 8 euros.

TEATRO:
Pinóquio
Esta é mais uma adaptação do clássico de Carlo Collodi, cuja história é já bem conhecida. Esta retrata a vida de um boneco de madeira, criado por Gepetto, que ganhou vida e a quem crescia o nariz quando mentia. Um dia, este boneco decide partir em busca do conhecimento, altura em que inicia uma série de aventuras, viagens e encontros. Ao longo de grandes distâncias e superando incríveis perigos, este amigável boneco vai aprender o valor da honestidade, da perseverança e da amizade. O Pinóquio está em cena no Teatro Municipal da Guarda, dia 13 de Março, às 16h00. O preço é de 5 euros.

A bruxa Mimi e o gato que teimava em ser preto

Uma peça que nos coloca de frente com o conflito entre um gato e a bruxa Mimi que, através dos seus poderes mágicos, muda a cor do felino. O pequeno animal fica assim privado da sua cor original - preto. E, desta feita, o gato nunca mais será confundido com o interior da casa e os seus objectos, também pretos. A humilhação a que o felino se vê sujeito não pára, porém, por aqui. Os poderes mágicos da bruxa Mimi vão mais longe e atribuem-lhe novas cores... A bruxa Mimi e o gato que teimava em ser preto está em cena no Paços da Cultura, em São João da Madeira, dia 13 de Março, às 15h30. O preço do bilhete é de 4 euros por criança.

Otário Doing Again
Otário Doing é um famoso detective inglês e árbitro nas horas vagas que viajou até Portugal para resolver o caso do "Apito Dourado", no qual prendeu o vilão Keiéstu Ómeu. Durante esta aventura, Otário conheceu Catarina, uma bela jovem portuguesa, por quem se apaixonou, ficando assim a viver por cá. Passados dois anos, Otário e Catarina casaram e tiveram um bebé, Otáriozinho. Os três vivem num apartamento em Lisboa e são muito felizes. Mas a felicidade desta família vai ser perturbada, pois Keiéstu Ómeu prepara-se para fugir da prisão e quer vingar-se de Otário. Uma produção teatral de Filipe Crawford que mistura teatro de máscaras com mímica e banda desenhada. Para todas as idades, no dia 14 de Março, às 21h30, no Auditório Municipal de Vila do Conde.

WORKSHOPS:
Vamos Dançar os Blues
Oficina de dança e movimento que vai pôr os mais novos a divertirem-se ao som dos mais variados ritmos. Swing, muito swing! Danças do jazz... blues! Há ainda um casal de apaixonados, personagens e um sapateado frenético. Tudo numa espécie de cinema musical ou Broadway. Ao som da música vibrante de Gershwin, os miúdos vão colocar os braços no ar e dançar, em pares ou não, fazer habilidades, ir ao chão, passar por baixo do par, uma pirueta, um grande salto... Na Fundação Calouste Gulbenkian , em Lisboa, dia 13 de Março, às 10h00. O ateliê tem a duração de duas horas e o preço de 7,5 euros por criança.

Tatabitato
A partir da abordagem a um repertório musical variado, esta actividade tem como objectivo proporcionar aos bebés um ambiente de descoberta de si próprios e do mundo que os rodeia, estimulando uma procura que é essencial desde os primeiros meses. Ao longo de três sessões, bebés e pais viajam e descobrem um mundo infinito de jogos activos, ritmos e canções com diferentes métricas e tonalidades, sons variados, objectos curiosos e muito movimento. Tatabitato procura ainda incitar a comunicação musical e o encontro entre gerações. No Teatro Viriato , em Viseu, dias 13, 20 e 27 de Março, das 10h30 às 11h15 (até aos 18 meses) e das 11h45 às 12h30 (dos 18 meses aos três anos). O preço é de 10 euros e inclui as três sessões.

Mais sugestões e actividades em escape.pt

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras