Nas Bancas

Roteiro: Descubra os (sete) encantos da Nazaré!

Além da beleza natural desta localidade litoral, com as suas praias de água límpida, à Nazaré também não lhe faltam bons restaurantes e alojamentos de qualidade

Paulo Brilhante
21 de janeiro de 2010, 09:02

por escape.pt

A localização da Nazaré, bem no centro do país, uma região que tem muito para oferecer, torna este destino ideal para um passeio de fim-de-semana ou para umas mini-férias retemperadoras. Por ser muito mais do que sol e praia, aproveite tudo o que este local tem para lhe oferecer também no Inverno.

Paisagem natural
Desde o Sítio da Nazaré, junto ao imponente e singular Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, um dos mais importantes locais de culto de Portugal, em direcção a norte atravessa o promontório - candidato ao concurso "7 Maravilhas Naturais de Portugal" - a praia, e pelo pinhal da Senhora chega-se ao Monte de S. Bartolomeu e à Pederneira, local de origem do povoado. A Praia da Nazaré, as ruas brancas e estreitas, o extenso areal, as pessoas compõem o cenário. Pode acrescentar uma viagem pelo ascensor secular que o leva de volta ao alto, através de uma subida íngreme pelo Promontório do Sítio da Nazaré, um geo-monumento de valor reconhecido.

Pesca
Terra de Pecadores e de mulheres de sete saias, aqui é imprescindível visitar o Museu do Pescador. Esta Casa-Museu, fruto da iniciativa privada de um nazareno amante das suas origens, representa o exterior e o interior de uma típica casa de uma família de pescador e ligada à venda de peixe nas décadas de 1930 a 1950. Aqui podem ser admirados, para além dos utensílios domésticos e de mobiliário, também as artes de pescas e algumas miniaturas de embarcações nazarenas da época. Pode ainda conhecer as tradições nazarenas no Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso.

Ecoparque
A Pia do Urso, lugar de paisagem atractiva e de calma envolvente, que é composto por diversas estações interactivas e lúdicas. Este é um parque para viver, sentir, experimentar e desfrutar, com magníficos percursos, onde a natureza tem um papel fundamental. Ao longo dos percursos, os sons, perfumes e formas, despertam os sentidos para experiências mágicas e renovadoras. O Ecoparque Sensorial da Pia do Urso é único no mundo e foi pensado especialmente para proporcionar novas experiências e sensações aos invisuais.

História mesmo ali ao lado
As vilas de Óbidos e Alcobaça, ricas em património histórico e cultural, distam apenas alguns quilómetros. Em Alcobaça pode visitar o Mosteiro, classificado Património da Humanidade pela UNESCO em 1989. Este monumento é um dos mais impressionantes e belos testemunhos da arquitectura de Cister em toda a Europa. Apesar dos seus quase 900 anos, conserva intacto o conjunto das dependências medievais e a sua igreja é a maior em estilo gótico primitivo construída em Portugal na Idade Média.
Se optar por Óbidos terá também direito a uma viagem no tempo pelas ruas medievais desta vila única em Portugal. O tempo aqui não apagou os traços do passado. Aproveite para beber uma ginjinha numa das muitas tabernas típicas.

Gastronomia
Os amantes de peixe, marisco e outros petiscos vindos do mar não ficam indiferentes à frescura e sabor únicos das apetitosas refeições servidas nos muitos restaurantes nazarenos. Da caldeirada ao peixe fresco grelhado, passando pelos mariscos, difícil será escolher. Deguste, aprecie, e depois dê um passeio a pé para digerir o certamente saboroso almoço ou jantar.

Folia de Carnaval
O Carnaval da Nazaré é um dos mais procurados do país e faz-se da festa da população e dos cortejos típicos da época. O sentir do Entrudo faz-se nos bailes das colectividades, nas brincadeiras que saem à rua, nas cegadas que não poupam ninguém do julgamento público. Os reis deste Carnaval são foliões nazarenos com provas dadas em carnavais passados e a Marginal acolhe todo o povo mascarado, transformando-se num "marchódromo" (as marchas, emblema musical de cada grupo carnavalesco, constituem outra especificidade do Entrudo nazareno).

Dormir com o mar ao fundo
Habituada a receber turista e veraneantes de várias origens que acorrem às suas praias em todas as estações, mas principalmente no Verão, nesta vila não faltam locais onde pode dormir descansado, embalado pelo som do mar. Dos confortáveis hotéis aos quartos de particulares alugados à noite, passando por tradicionais pensões, opções não faltam.

Onde dormir na Nazaré:

Onde comer na Nazaré:

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras