Nas Bancas

Miúdos: Marionetas, princesas, lendas de Portugal e muito mais!

Depois de uma semana de escola, nada melhor que levar os mais novos a participar nas mais variadas actividades, desde as lúdicas às de puro entretenimento. 

Paulo Brilhante
15 de janeiro de 2010, 19:02

por escape.pt

ESPECTÁCULOS:

Agakuke e a Princesa Putri Telur
Espectáculo de marionetas e sombras chinesas inspirado num conto da Indonésia, adaptado para um romance, cheio de suspense e poesia. A peça, que retrata a história de dois viajantes, da sua volta ao mundo, dos homens e da necessidade de amar a natureza, transporta-nos para um mundo mágico e misterioso, no Oriente. Em cena no Auditório dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, dia 16 de Janeiro, às 15h30. A entrada é de 4 euros. Saiba tudo sobre este espectáculo .

Caixa de Música: Concerto para Famílias
Na abertura da programação de Janeiro, a Metropolitana propõe concertos para toda a família, nos quais a música se deixa envolver por formatos multimédia atractivos e sedutores. Este domingo, deixe-se encantar pelos "Quadros de uma Exposição ", com o trompista Nuno Vaz, um ex-aluno da ANSO, o maestro Scott Sandmeier e a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Em pré-concerto, há para ouvir alguns trechos tocados pelos Pequenos Violinos da Metropolitana. Da 17 de Janeiro, às 11h30, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O preço é de 5 euros.

Concerto para Bebés: A doçura dos sons graves
Os Concertos para Bebés são uma produção portuguesa pioneira no domínio das artes performativas para a primeira infância da autoria do professor e musicólogo Paulo Lameiro. Neste espectáculo em particular, um músico irá tocar tuba, cujos sons mais graves irão, sem dúvida, agradar aos mais novos. O concerto terá então a Tuba como instrumento solista, proporcionando uma variedade de sons doces. Dia 17 de Janeiro, às 10h00 e às 11h30, no Palco do Auditório Jorge Sampaio, do Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. O preço dos bilhetes varia entre os 12,50 e os 15 euros.

Livro Mágico - Espectáculo Interactivo
A pergunta que se coloca neste espectáculo, cujo intuito é incentivar os mais novos a ler, é: e se um livro ganhasse vida e de lá saíssem personagens? É em redor desta questão, que se desenvolve a história de um personagem que se encontra perdido e triste porque ninguém lê aquele livro. Perante uma plateia de crianças, começa a contar a sua história e porque a sua vida só tem sentido se existirem leitores. Dia 16 de Janeiro, das 15h30 às 16h30, na Biblioteca Municipal de Carnaxide.

Barulhada
A coreógrafa Tânia Carvalho vem ao Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, apresentar este espectáculo infantil, interpretado por dois músicos e uma bailarina que, através da exactidão com que corpo e instrumentos se fundem, vai fazer os mais novos acreditar que é o seu corpo que faz o som. Depois do espectáculo, o público pode assistir gratuitamente a um workshop onde a coreógrafa revelará o "segredo" do espectáculo. Dia 17 de Janeiro, às 17h00, com o preço da entrada a variar entre os 1,5 (crianças) e os 2,5 euros (acompanhantes). Saiba tudo sobre esta Barulhada .

TEATRO:

Havia um Menino que era Pessoa
A partir das poesias que Fernando Pessoa escreveu exclusivamente para os seus sobrinhos, o Teatro da Trindade apresenta esta peça para os mais novos, baseado em particular no livro "O Melhor do Mundo São as Crianças", da autoria de Manuela Nogueira, uma sobrinha do poeta. As crianças poderão ainda ficar a conhecer textos de outros heterónimos de Pessoa, cujo papel é assumido por um actor que vai relatando dados da sua biografia, acompanhados por uma projecção em vídeo. De 8 de Janeiro a 27 de Março, aos sábados, às 15h00. Saiba mais sobre Havia um Menina que era Pessoa .

Vice-Versa
É talvez uma das mais sérias vantagens de se ser criança... a inocência, a capacidade de se acreditar em tudo, através de um universo de fantasia criado pelos mais novos. "Vice-versa " é um trabalho sobre a duplicação da realidade e a aquisição de consciência da individualidade e tem como objectivo fornecer estímulos para que as crianças possam criar a sua narrativa, no seu próprio mundo de incontáveis possibilidades. Da autoria de Victor Hugo Pontes, a peça estará em cena no Teatro Maria Matos, em Lisboa, de 18 a 24 de Janeiro, dias úteis às 10h00; sábado e domingo às 11h00. A entrada é de 2,5 euros para crianças e de 5 euros para adultos.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras