Nas Bancas

Borlas 2010: Diversão a custo zero!

Para entrar bem em 2010, escape.pt deixa-lhe o roteiro de actividades a custo zero para a primeira semana do novo ano.

Paulo Brilhante
6 de janeiro de 2010, 09:56

por escape.pt

Ópera de Gita Nasta no Algarve

A Escola Internacional do Algarve e a Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa (Algarve) apresentam a Ópera "O Natal é..." da autoria de Gita Nasta, no Auditório Municipal de Lagoa, nos dias 9 e 10 de Janeiro de 2010. O elenco, composto por jovens cantores da Escola Internacional do Algarve e adultos do Coro de Câmara Ideias do Levante, contará a história do Natal de uma nova perspectiva: Herodes eleva-se, grande e assustador, enquanto a sua corte bajuladora dá à peça um carácter cómico. A ópera será acompanhada por um ensemble instrumental. As actuações encontram-se agendadas para os dias 9 de Janeiro (às 20h30) e 10 de Janeiro (às 15h00) de 2010. A entrada é gratuita sendo necessário levantar os bilhetes no Convento de S. José (Lagoa/Algarve) a partir do dia 5 de Janeiro de 2010, ou no Auditório Municipal de Lagoa, nos dias dos espectáculos (duas horas antes do início de cada espectáculo), pois a lotação para cada um dos espectáculos é limitada a 300 lugares sentados.

Concerto de Ano Novo em S. João da Madeira

Para assinalar a entrada em 2010, a Orquestra Clássica de Espinho é a convidada para o já tradicional concerto de Ano Novo nos Paços da Cultura de S. João da Madeira . A actuação está marcada para o próximo dia 8 de Janeiro, às 21h45, sendo a entrada gratuita. Os concertos da Orquestra Clássica de Espinho caracterizam-se por uma programação diversificada, com a participação de solistas e maestros convidados, detendo já um grau de afirmação expressivo.

Recital no Museu do Neo-Realismo

O Museu do Neo-Realismo , em Vila Franca de Xira, organiza no próximo dia 9 de Janeiro, pelas 16h00, um Recital, pela companhia de teatro "Andante", no âmbito da Exposição "Na Esteira da Liberdade", evocativa do centenário do escritor Soeiro Pereira Gomes. A "Andante" foca a sua acção na promoção da leitura, transforma livros de poesia, romances e contos, em espectáculos de teatro e noutras formas de representação.

Expressão Plástica, Danças do Mundo, Yoga e Zazen em Lagos

O LAC - Laboratório de Actividades Criativas - Associação Cultural promove a iniciativa LAC Dia Aberto, no próximo fim-de-semana. Assim, no dia 8 de Janeiro, entre as 18h00 e as 24h00, pode ser vista a exposição dos trabalhos dos artistas plásticos residentes, com obras e intervenções de pintura, escultura, cerâmica, arte urbana e instalações. A partir das 22h00 decorrem os concertos dos projectos musicais desenvolvidos pelo residente Pedro Glória, culminando com um live act de Southvision.Na noite de sábado, dia 9 de Janeiro, vai poder assistir aos concertos dos projectos musicais residentes no LAC: The Quest , Livin' Paradise e Projecto 103 , seguido de uma Jam Session. Domingo, dia 10 de Janeiro, das 16h00 às 20h00, todos vão poder experimentar as aulas abertas dos Cursos Anuais de Expressão Plástica, Danças do Mundo, Yoga e Zazen.

Natal no Porto

Até dia 6 de Janeiro, a Avenida dos Aliados, no Porto, recebe a iniciativa Natal D'Ouro . A pista de gelo volta a ser o centro das atenções. O acesso é livre a pista funciona todos os dias entre as 14h00 e as 21h00. Ao fim-de-semana, a abertura é às 10h00. Paralelamente, decorrem diversas actividades denominadas Animação D'Ouro, entre as 17h00 e as 19h00.

Presépios em Coimbra

A Igreja de Santa Cruz, em Coimbra, acolhe até 7 de Janeiro de 2010, uma exposição de presépios artesanais, em representação de diversas regiões/artesãos do país e ilha dos Açores. Os presépios expostos vão das representações tradicionais às de cariz contemporâneo, e contemplam técnicas de construção artesanal de que resultam trabalhos em fimo, folhas de milho, cerâmica figurativa, tecidos, cestaria em junco, arte sacra em tecido, registos, trabalhos em madeira, bijuteria contemporânea, filigramas e artefactos de ourivesaria, em instrumentos tradicionais de corda, registos, trabalhos em cortiça, artigos em palha, vitrofusão, bordados, vidro e cristal.

Ateliers Vieira da Silva - Arpad Szenes

De 4 de Dezembro a 31 de Janeiro, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00 pode visitar gratuitamente a exposição Ateliers Vieira da Silva - Arpad Szenes patente no Museu da Electricidade, em Lisboa. A exposição contém imagens dos espaços em que o casal de artistas desenvolveu a sua obra e nasceu de uma estimulante ideia de João Pinharanda.

Planetário ao domingo

Todos os domingos, às 11h30, o Planetário Calouste Gulbenkian, Planetário Calouste Gulbenkian em Belém oferece uma sessão infantil gratuita. A entrada é livre tanto para crianças como para os acompanhantes. Nesta sessão vai poder observar o céu, as estrelas e as constelações, aprendendo a identificar a Ursa Maior e a Ursa Menor para, a partir delas, localizar a Estrela Polar e encontrar os pontos cardeais. Fala-se também da Lua, suas características físicas, movimento em torno da Terra e diferentes fases. Partindo da Terra, faz-se ainda uma breve "viagem" espacial, através de alguns planetas do Sistema Solar até longínquas e deslumbrantes galáxias.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras