Nas Bancas

users_308_30831_audia3-imagem5-6e0b.jpg

CARAS

Ensaio Audi A3 Sportback 1.6 TDI

Conduzimos o A3 com o novo motor 1.6 TDI de 105 CV e confirmámos que está mais ecológico e económico.

Luís Cáceres
30 de dezembro de 2009, 18:42

O nosso convidado desta semana é o Audi A3 Sportback 1.6 TDI munido do motor de 105 CV. Este é sem dúvida um dos modelos mais emblemáticos da marca alemã. O pequeno Audi A2 nunca conquistou os portugueses e o novo Audi A1, que será revelado na próxima edição do Salão de Genebra, chega aos concessionários apenas na Primavera/Verão de 2010. Os modelos A3 e A4 continuma a ser os principais pontas de lança do construtor germânico


Sempre gostei do A3, imagem robusta, elementos estilísticos característicos de um automóvel "Premium" e um interior requintado. Ao longo da sua carreira conseguiu contrariar os problemas de fiabilidade e juventude evidenciados na primeira geração.


Ensaio Audi A3 Sportback 1.6 TDI

Novo motor 1.6 TDI de 105 CV

Não julgue que o motor 1.9 desapareceu, nada disso, o famoso bloco de quatro cilindros "Pump injection" em linha continua disponível mas... é certo que o motor 2.0 litros tem ganho gradualmente a preferência dos clientes.


Ensaio Audi A3 Sportback 1.6 TDI

A novidade do A3 é então o novo 1.6 TDI de 105 CV que está à venda com um preço a partir de 28.500 euros. Menos poluente (112 gramas/km), o Audi A3 com este propulsor "common rail" destaca-se pelos consumos reduzidos. Consegui médias constantes de 5,3 litros aos 100, numa condução descontraída, num misto de cidade e auto-estrada. O sistema "Start and Stop" que desliga automaticamente o motor enquanto estamos parados contribui decisivamente para o bom valor alcançado. É verdade que o Audi A3 Sportback com este motor é algo amorfo a reagir, não tem a vitalidade dos velhinhos 1.9 TDi injector bomba mas... o gasóleo está caro e temos de cuidar do planeta. O bloco 1.6 TDI ganha uma nova alma a partir das 1900 rpm. O A3 Sportback evoluiu gradualmente ao longo dos seus cinco anos de vida, mais no conteúdo do que na forma. É pena que este bloco ainda não esteja disponível com a caixa manual de seis velocidades. A bela DSG está a caminho. Sem stress!


Ensaio Audi A3 Sportback 1.6 TDI

Ensaio Audi A3 Sportback 1.6 TDI

O Audi A3 Sportback é agradável de conduzir, "pisa bem a estrada", isto apesar das jantes de 17 polegadas. Ao volante, primeiro estranhei a posição de condução, depois, habituei-me e ganhei confiança ao fim de poucos quilómetros. A direcção é precisa e transmite-nos o "feeling" correcto, mesmo nas curvas mais apertadas. Os valores anunciados pelo fabricante indicam 11,7 segundos dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 194 km/h.


Ensaio Audi A3 Sportback 1.6 TDI

O Audi A3 Sportback 1.6 TDI de 105 CV de potência é relativamente espaçoso para os passageiros dos lugares traseiros e possui 370 livros de capacidade da bagageira. O Audi A3 equipado com este motor está disponível com um preço a partir de 28.500 euros.


Ensaio Audi A3 Sportback 1.6 TDI
Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras