Nas Bancas

Miúdos: Fim-de-semana no museu e muito mais!

Para pais, mas a pensar nos filhos, encontre aqui as melhores sugestões para um fim-de-semana em família.

Paulo Brilhante
6 de novembro de 2009, 12:41

por escape.pt

Não é fácil, a tarefa de convencer os mais novos a passarem algumas horas do seu fim-de-semana enfiados num museu. Por essa razão, escape.pt preparou um roteiro de visita que, mais do que uma simples passagem pelos museus, sugere diversas actividades para pais e filhos realizarem, em conjunto, nos museus espalhados de Norte a Sul de Portugal. Afinal, visitar um museu é descobrir novas histórias sobre a nossa história!

O Nosso Museu - Olhares Travessos dos Mini-Repórteres é o título de uma exposição patente no Museu Nacional de Machado de Castro. Aproveite e depois da exposição tente visitar o Criptopórtico Romano. A entrada custa 2 euros e os mais novos vão adorar o ambiente e a sensação de estar "por debaixo" do verdadeiro museu.

Ao estilo de Indiana Jones, leve as crianças a olharem com atenção as colecções expostas e que são fundamentalmente constituídas por espólio resultante da investigação arqueológica que tem vindo a ser realizada na região Norte, em especial na cidade de Braga. A exposição permanente está organizada em torno de quatro grandes núcleos. O primeiro abarca o Paleolítico, Mesolítico, Neolítico, Calcolítico, Idade do Bronze e a Idade do Ferro. O bilhete custa 3 euros e o Museu D. Diogo de Sousa pode ser visto de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h30.

De Casa para o Convento, vamos entrar na Ordem - Nesta actividade, marcada para o dia 8 de Novembro, os visitantes são recebidos por um frade que os toma por noviços, devendo vestir-se e comportar-se de acordo com as novas funções que lhes estão destinadas. Esta actividade é destinada a crianças dos 6 aos 12 anos.

Muitos não fazem ideia, mas o Museu das Crianças fica localizado nas instalações do Jardim Zoológico de Lisboa. Aproveite o fim-de-semana e leve os miúdos a visitarem a exposição Sentidos e Emoções - Segredos para Desvendar. Entre as 10h00 e as 18h00 pode partir à descoberta de vários momentos como A Lupa Gigante e o Labirinto das Cores, O Cérebro, À Descoberta do Sonho e da Imaginação e O Gabinete do Cientista. Os bilhetes custam 4,50 euros.

A partir da exposição Amália - Coração Independente, o Museu Berardo realiza várias actividades para crianças, com o preço simbólico de 2 euros por participante.

Perfeito meu coração (dos 4 aos 6 anos) - Nesta exposição está um grande coração! Será que o vais encontrar? E o que irás descobrir sobre ele? O que poderemos guardar dentro do coração? Será que tem segredos? Depois na oficina vamos criar os nossos corações, dar cor e forma às nossas emoções. A actividade está agendada para as 11h00 de dia 8 de Novembro.

Silêncio que se vai pintar o fado! (dos 7 aos 12) - Que cores tem o Fado? É possível pintar o fado? Através da música, dos sons e dos poemas estabelecemos relações, criamos narrativas e exploramos a plasticidade das mesmas, numa colagem de emoções, técnicas e materiais. A actividade decorre a partir das 15h00 de dia 8 de Novembro.

Museu do Oriente (Lisboa)

A arte de construir e manipular marionetas - No mês dedicado à Indonésia, o Museu do Oriente ensina as crianças a construir e a manipular as marionetas utilizadas nos teatros de sombras, no ateliê "Sombras com História!", dia 7 de Novembro, entre as 15h00 e as 17h00. Durante o workshop, os mais novos têm a oportunidade de descobrir como se narra uma história através de sombras com base numa tradição da Indonésia. O preço é de 5 euros por participante.

O Senhor de La Fontaine em Lisboa - Estreia no dia 7 de Novembro e fica em cena até 6 de Dezembro, esta peça infantil que conta muitas das mais conhecidas fábulas como A Raposa e o Corvo. Os espectáculos que se realizam aos sábados (16h00) e aos domingos (11h00) custam entre 4 euros (crianças) e 6 euros (adultos). Paralelamente decorrem vários ateliês, para miúdos e graúdos, que complementam a peça leva à cena pela Companhia Lua Cheia - Teatro para Todos.

Até ao final do ano pode apreciar a exposição "Playmobil: a História de um Sorriso" que, como o seu nome indica, é baseada neste fantástico brinquedo já com 35 anos de existência. Dinossáurios, a Arca de Noé, romanos, egípcios, piratas, princesas e cenas quotidianas, podem ser apreciadas de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00. As crianças pagam 2 euros e os adultos 4 euros.

Em homenagem ao rei e ao seu trabalho de investigação, o Museu do Mar apresenta, entre as exposições permanentes, um tema que muito atrai os mais novos: Os naufrágios. Aqui, vai saber mais sobre os afundamentos ocorridos no mar de Cascais ao longo de vários séculos. A sala de biologia marinha ilustra o universo das espécies existentes na costa portuguesa, em especial no mar de Cascais, bem como os diferentes ecossistemas marinhos. De terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h00. Aos domingos, a entrada é gratuita.

Intitulada a Odisseia do Dinheiro esta é uma exposição vocacionada para famílias com crianças entre os 6 e os 12 anos. A visita explora a história do dinheiro em papel, desde a invenção pelos chineses e com especial destaque para o papel moeda em Portugal. De segunda-feira a sábado, com marcação prévia, a visita custa apenas 2 euros.

Percursos autónomos - Através desta iniciativa, as famílias podem realizar visitas "guiadas" pelos percursos/guiões disponíveis na recepção do Museu. Estes guiões são acompanhados da entrega de pranchetas e lápis. Estimulam a participação do visitante propondo actividades adequadas a diversas idades. A entrada é gratuita.

Museu da Guarda (Guarda)

No acervo do Museu da Guarda merecem particular destaque: duas espadas da idade do Bronze, uma fíbula anular hispânica dos séculos V/VI a. C., a colecção de numismática romana e um torso Imperial Romano do século II. A colecção de armas inclui peças do século XVII ao XX, que documentam a evolução da armaria. As colecções etnográficas permitem conhecer as principais actividades económicas da região. O Museu da Guarda pode ser visitado de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e entre 14h00 e as 17h30. O ingresso custa 2 euros.

E Mais!

Teatro

Branca de Neve na Floresta Encantada (Santa Maria da Feira)

Pinóquio (Leiria)

Duendes de Natal (Lisboa)

Ainda mais actividades!

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras