Nas Bancas

users_308_30831_chevrolet-cruze-9-55ab.jpg

Descubra o Chevrolet Cruze

O Sedan compacto da Chevy possui uma das melhores relações preço/equipamento do segmento

Luís Cáceres
26 de outubro de 2009, 13:27

O Chevrolet Cruze é o novo modelo da marca americana para o segmento compacto e chegou ao mercado nacional no início do Verão.


Conduzimos a versão equipada com o motor turbodiesel 2.0 com 150 CV de potência e o nível de equipamento de topo, LT.


Descubra o Chevrolet Cruze

Desenhado nos centros de design sedeados na Alemanha, Estados Unidos, Coreia do Sul e Austrália, os novos "chevy" são agora mais atraentes e cosmopolitas. Como muitos dos leitores sabem, a Chevrolet deve o seu relativo sucesso comercial ao SUV Captiva. Entretanto, a marca renovou o Aveo e o Nubira e progressivamente tem sabido "dar a volta ao texto" adaptando-se ao gosto dos europeus.


Descubra o Chevrolet Cruze

O elemento de maior destaque no design exterior do Cruze é a linha do tejadilho arqueada, que se estende desde pára-brisas até aos pilares traseiros. A par da secção traseira relativamente curta.


O Chevrolet Cruze utiliza a plataforma da nova geração do Opel Astra que em breve chega ao nosso pais. A estrutura da carroçaria está entre as mais rígidas da classe e isso é notório no bom comportamento dinâmico. A estrutura rígida ajuda igualmente a melhorar o isolamento do habitáculo contra ruídos provenientes do motor, da estrada ou do vento. De qualquer forma, ainda achei o bloco 2.0 diesel algo barulhento. Os sistemas de suspensão, travagem e direcção do Cruze vão igualmente ao encontro das preferências dos consumidores do Velho Continente.


Descubra o Chevrolet Cruze

Habitáculo envolvente

Com um ambiente dinâmico e uma atmosfera envolvente, o habitáculo de cinco lugares do Cruze caracteriza-se pela aplicação de materiais suaves ao tacto e que ao mesmo tempo transmitem uma sensação de robustez.


No interior do habitáculo a consola central está bem integrada e o visor e os comandos dos sistemas de informação, entretenimento e climatização são menos confusos que os do Opel Insígnia (que achei que tinha demasiados botões). A bagageira tem uma capacidade de 450 litros.


Descubra o Chevrolet Cruze

O novo Chevrolet Cruze possui airbags frontais para o condutor e o passageiro, além de incluir airbags de cortina, airbags laterais nos bancos e pedais retrácteis. Já no equipamento de segurança activa encontramos sistemas ABS, de controlo da tracção (TCS) e de Controlo Electrónico de Estabilidade (ESC).


Descubra o Chevrolet Cruze


A nova gama de motorizações a gasolina e a gasóleo é constituída pelos motores a gasolina 1.6 litros, 1.8 e 2.0 turbodiesel de 16 válvulas.


O motor a gasolina mais acessível tem uma potência máxima de 113 CV obtida às 6400 rpm e um binário máximo de 153 Nm às 4200 rpm. Com caixa de velocidades manual, este motor permite ao Cruze acelerar dos 0 aos 100 km/h em 12,5 segundos. O consumo de combustível em ciclo combinado situa-se em 6,8 litros aos 100 km. Este motor está também disponível com uma caixa automática de seis velocidades, que constitui uma estreia para a Chevrolet neste segmento. O motor 1.8 a gasolina de 141 CV só é vendido em Portugal com caixa automática.


Descubra o Chevrolet Cruze

Já no caso do bloco 2.0 turbodiesel, com 16 válvulas e uma potência de 150 CV revelou-se agradável de conduzir, no entanto, o Cruze com este propulsor apenas ganha alma a partir das 1.500 rpm, além da dificuldade em disponibilizar potência nas rotações mais baixas quando o ar condicionado está ligado. O consumo médio situou-se nos 6,5 litros aos 100 km. Este motor possui injecção directa common-rail e um turbocompressor de geometria variável. O binário máximo de 320 Nm está disponível logo a partir das 2000 rpm. A caixa associada é manual de cinco velocidades, opcionalmente pode ser equipado caixa de velocidades automática de seis velocidades.


Descubra o Chevrolet Cruze

O Chevrolet Cruze é um dos automóveis do seu segmento que oferece uma melhor relação preço equipamento. Não é fácil encontrar um carro munido de um motor 2.0 litros diesel de 150 CV de potência com um preço a partir de 24.600 euros. A versão LT que testei incluía o "pack navi" (1.150 euros). O Cruze mais acessível com o motor 1.6 a gasolina de 113 CV está à venda por 17.890 euros.


Descubra o Chevrolet Cruze

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras