Nas Bancas

Melhores surfistas do planeta já estão em Portugal

Começa esta semana na praia de Supertubos, o Rip Curl Search Pro. Os 45 melhores surfistas do Mundo vão enfrentar pela primeira vez a onda "tubular" de Peniche até ao próximo dia 30 de Outubro.

Luís Cáceres
21 de outubro de 2009, 11:58

O início da prova estava prevista para terça-feira mas o mau tempo acabou por condicionar o arranque do campeonato. No início da semana realizou-se um mini-campeonato onde os melhores surfistas portugueses decidiram entre si a única vaga disponível para competir na prova principal. Justin Mujica acabou por vencer. O luso-venezuelano, que já foi campeão nacional e europeu, dominou as eliminatórias e deixou para trás nomes como Miguel Ximenez e Frederico Morais. Também David Luís conseguiu um lugar no campeonato como "wild card" substituindo o top 45 Jeremy Flores que está lesionado.


O Campeão Nacional Tiago Pires, o primeiro surfista português a competir no World Tour, é um dos atletas que participam do circuito. A terceira e última etapa da perna europeia dos top 45 da ASP, o Rip Curl Pro Search será palco de uma possível conquista do título mundial ASP assim como de várias batalhas para a requalificação para o Dream Tour. Após a prova portuguesa fica a faltar apenas o Billabong Pipeline Master, no Hawaii, de 8 a 20 de Dezembro.


Tiago Pires, 29 anos, encontra-se actualmente na 23º posição e é o primeiro português a competir no prestigiado ASP World Tour - WCT. Competindo em casa, Pires dará o máximo para subir no ranking e assegurar a manutenção entre a elite do surf mundial em 2010.


Tiago Pires
Tiago Pires
ASP

"A onda de Supertubos é de classe Mundial, das poucas que temos em Portugal com esta qualidade, porque de um lado é abrigado do vento de Noroeste e as ondas ficam mais compridas, permitindo que se façam mais tubos", explicou Pedro Bicudo, docente no Instituto Superior Técnico (IST), investigador no estudo da física das ondas e surfista.

Praia do Lagido é alternativa

A praia de Supertubos, em Peniche, acolhe a quinta edição do Rip Curl Search Pro, a contar para a nona etapa do Circuito Mundial de surf, depois de ter tido como palco praias na Ilha de Reunião (2005), México (2006), Chile (2007) e Indonésia (2008).

Além de Supertubos, a organização da única etapa "dinâmica" do circuito tem estrutura montada, em alternativa, na praia do Lagido e dispõe ainda de um camião de apoio para, em caso de o mar não ter condições para a prova, procurar outro destino a Norte do Baleal.


O Rip Curl Search pretende apresentar todos os anos ao Mundo um novo destino de excelência para a prática do surf, aparecendo, no início de cada época sem localização definida no sítio oficial na Internet do Circuito Mundial ASP.

"Competir em uma etapa do ASP World Tour em Portugal é algo que eu sempre sonhei," disse Pires. "Agora que eu tenho a oportunidade de competir em frente dos meus amigos e minha família, eu estou muito grato. A onda de Supertubos é um tubo em beach break e eu não acho que a experiência local vai ser uma grande vantagem. Os surfistas do tour são os melhores do mundo e cada bateria será um desafio."

Tiago Pires vai enfrentar Bobby Martinez (USA), 27, e Nathaniel Curran (USA), 25, no Round 1. A classificação actual do WCT é liderada por Mick Fanning (Austrália), seguido de perto pelo seu compatriota Joel Parkinson. No entanto, os sete melhores surfistas da classificação ainda têm possibilidades matemáticas de chegar ao título.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras