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Ao volante do Seat Ibiza Cupra

A marca do grupo VW comemora 25 anos e aproveitou para lançar de uma assentada as versões mais desportivas: FR, Cupra e Bocanegra.

Luís Cáceres
16 de outubro de 2009, 13:23

O novo Ibiza Cupra foi apresentado pela Seat como o expoente máximo da desportividade para este modelo.


Aproveitei o fim-de-semana prolongado de 5 de Outubro para fazer alguns quilómetros até Santa Cruz e visitar as belas praias do concelho de Torres Vedras. A minha ideia inicial era experimentar a nova auto-estrada que permite a ligação entre a CREL, em Sintra, e a A5, em Alcabideche, no concelho de Cascais.


Ao volante do Seat Ibiza Cupra

Pé no acelerador, velocidade a bom ritmo, sem stress. As corridas do Grande Prémio de Portugal (Moto GP) estavam agendadas para domingo, dia 4 de Outubro, no autódromo do Estoril.


Dezenas de motos passam por mim a alta velocidade. O problema é que o Seat Ibiza Cupra não passou incógnito. Sou imediatamente desafiado por alguns motards para um bom picanço. É difícil passar despercebido quando conduzimos um carro amarelo, equipado com umas vistosas jantes de 17 polegadas e as letras Cupra escritas na tampa da mala. Aumentei ligeiramente o volume do rádio para não ouvir os "burnouts" de desafio e os diversos sinais para acelerar!


Ao volante do Seat Ibiza Cupra

Desacelero por momentos na portagem para recolher o talão, coloco a caixa de 7 velocidades com o autoblocante electrónico XDS na posição Sport. Acelero a fundo, as rodas patinam ligeiramente e som rouco do pequeno motor 1.4 TSI de dupla sobrealimentação com 180 CV chega ao interior do habitáculo na medida certa Uma maravilha!


Ao volante do Seat Ibiza Cupra

Apesar de ser um bloco com 1390 centímetros cúbicos, o Cupra debita 250 Newton metros de binário entre as 2000 e as 4500 rotações por minuto. Convenhamos que num carro com um peso de 1670 kg, e, que acelera dos 0 aos 100 em 7,2 segundos... não é nada mau. A velocidade máxima é de 225 km/h.


Ao volante do Seat Ibiza Cupra

O Seat Ibiza Cupra comporta-se bem na estrada. É preciso ter cuidado nas curvas a alta velocidade. Em particular quando o piso é mais irregular. Senti alguma instabilidade quando viajei a velocidades mais elevadas na A8, onde o piso deixa muito a desejar e as obras são uma constante. O Cupra tem uma suspensão dianteira independente, tipo McPherson com barra estabilizadora e eixo-traseiro semi-rígido.


Ao volante do Seat Ibiza Cupra

Fiquei agradavelmente surpreendido com os consumos. Consegui fazer médias de 8, 5 l/100 km nos dias em que circulei mais devagar e 11,2 l/100 km nos momentos de maior adrenalina. A autonomia não é muito grande, o depósito tem capacidade para 42 litros.


Não posso deixar de destacar as qualidades da caixa DSG de sete velocidades. O Ibiza torna-se no primeiro modelo do Grupo Volkswagen a utilizá-la no seu segmento e com a sua plataforma. Gostei verdadeiramente desta caixa, das melhores que já experimentei, e olhem que já testei algumas. Funciona impecavelmente no modo automático, ganha uma nova alma no modo Sport, e ganhamos a alma da condução de um "F1" graças às patilhas no volante. As passagens de caixa são visíveis no visor do computador de bordo. A quinta versão do Seat Ibiza Cupra está disponível apenas na carroçaria SC, uma vez que um dos objectivos dos engenheiros da marca era conseguir que a condução fosse a mais desportiva e eficaz possível.


Ao volante do Seat Ibiza Cupra

O novo Cupra está equipado de série com diversos elementos de segurança activa e passiva. Apesar do ambiente desportivo a bordo, onde sobressaem o volante e os pedais, é pena que o equipamento de som de série no Cupra não tenha um aspecto mais sofisticado.


Ao volante do Seat Ibiza Cupra

Uma das novidades introduzidas na gama Ibiza, com a chegada das versões FR e Cupra é a possibilidade de incorporar os assentos desportivos em pele, um opcional que está disponível nestas duas versões mais desportivas, mas também nas versões Style e Sport.


O Seat Ibiza Cupra é um três portas e a habitabilidade nos lugares traseiros é apenas o suficiente e a mala tem uma capacidade de 284 litros.


O preço base do Seat Ibiza SC 1.4 TSI 180 CV DSG CUPRA é 25.084 euros. No caso da unidade que conduzi tinha 1.015 euros de opcionais a que correspondem o airbag lateral, airbag de cortina, avisador de colocação do cinto de segurança, faróis bi-xénon adaptativos e lava faróis, pré-instalação para sistema de navegação portátil e o apoio de braço dianteiro.


Ao volante do Seat Ibiza Cupra

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