Nas Bancas

Pousada do Porto: Conto de fadas com vista para o Douro!

Abriu portas no início de Outubro e apresenta-se já como uma referência das Pousadas Históricas do grupo Pestana. Um tesouro a descobrir...

Paulo Brilhante
14 de outubro de 2009, 19:22

Por escape.pt

A expectativa era alta. Unir um palácio barroco a uma antiga fábrica de moagens e transformar o espaço na maior Pousada de Portugal parecia uma tarefa (quase) impossível mas, ao primeiro olhar, percebe-se que a Pousada do Porto (Palácio do Freixo) é um novo local de sonho que convida a momentos de contemplação.

Razões para passear os sentidos não faltam e até a estranha chaminé da antiga fábrica ganhou uma nova vida integrada no conto de fadas em que se transformou o Palácio do Freixo. Uma pequena cobertura une o palácio, em estilo barroco, ao edifício rosa que, em tempos, albergou a antiga Fábrica de Moagens Harmonia. Elogie-se, pois, o trabalho do arquitecto David Sinclair e a decoração do também arquitecto Jaime Morais.

A Pousada do Porto (Palácio do Freixo) é mais recente unidade, classificada de Histórica, das Pousadas de Portugal, apresentando 87 quartos e uma piscina exterior com uma vista ímpar e deslumbrante para o rio Douro. Mas, vamos por partes, por ser importante soltar os sentidos enquanto se descobrem os tesouros que este espaço guarda.

Entra-se no edifício do palácio, à maneira antiga, ou seja pela lateral e desagua-se nas zonas públicas nobres, como o restaurante, o bar, as salas de estar e de reuniões. Aqui, importa parar e apreciar a herança deixada pelo mestre italiano Nicolau Nasoni, autor deste exemplar barroco edificado em meados do Séc. XIX e classificado como Monumento Nacional. Deixe-se encantar pela beleza da sala dos espelhos, antes de espreitar o restaurante, com carta assinada pelo chefe Álvaro Costa, e uma cozinha tradicional portuguesa, polvilhada de requinte.

Piscina exterior que se funde com o Douro

A esplanada faz o convite para que se passe até ao edifício da antiga fábrica onde estão localizados os 87 quartos da nova Pousada do Porto, 30 com vista para o jardim, 47 quartos superiores com vista rio/piscina e 10 suites, algumas das quais com uma varanda "de morrer" virada para o Douro.Nesta área da Pousada do Porto encontra ainda uma piscina interior, spa e ginásio que contribuem para uma estadia inesquecível.

Para os dias amenos (que agora começam a fugir), a sugestão é obviamente a piscina exterior que quase funde com o rio, e a zona de relaxe, com merecidas espreguiçadeiras, chapéus-de-sol e um bar de apoio, onde pode usufruir de refeições leves. Mesmo à beira do Douro, com cais de embarque próprio, a nova Pousada do Porto oferece também belos jardins abertos ao público.

Numa fusão perfeita entre o conforto moderno e a história dos edifícios, a decoração, mostra como se pode unir mobiliário contemporâneo a peças oriundas de diversos museus da cidade do Porto.

Quanto a preços, a Pousada do Porto apresenta algumas promoções de abertura, com destaque para as reservas feitas através do website das Pousadas de Portugal (90 euros, para duas pessoas, por noite, em quarto duplo standard, com pequeno-almoço) e para o ShortBreak, válido até ao final de Outubro (2 noites, para duas pessoas, em quarto duplo standard, pequeno-almoço e um almoço, por 210 euros).

Contactos:

Pousada do Porto (Palácio do Freixo)

Estrada Nacional 108

Campanhã - Porto

225 311 000

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras