Nas Bancas

Roteiro: Fim-de-semana num Algarve esquecido!

Relaxe num Algarve que muito poucos conhecem!

Paulo Brilhante
4 de setembro de 2009, 19:36

Com o mar por perto, mas com a natureza em primeiro plano. Parta à descoberta de um Algarve perdido e esquecido, mas alternativo às festas e às praias sempre lotadas. Desfrute da calma e da tranquilidade de um Algarve que poucos chegam a conhecer.

Para começar o seu fim-de-semana em beleza, deixe as malas no Hotel Rural Quinta dos Poetas . Localizada em Pechão, a Quinta dos Poetas, é uma encantadora unidade de turismo rural entre Olhão e Faro. Com um misto de serra e mar, este espaço, envolvido pelos sons puros da Natureza, convida a inesquecíveis momentos de relaxe.


Malas desfeitas é hora de rumar aos verdadeiros encantos da natureza. Com uma roupa confortável, conheça o Algarve... de burro! Pegue no burrito e faça agradáveis passeios por serranias, vales e rios e recorde um passado campestre a explorar as belas paisagens algarvias. Um passeio divertido e privilegiado que conjuga o contacto com o ar livre e a diversão em família. Os passeios de burro estão disponíveis em várias quintas e herdades espalhadas pelo Algarve.

Chega então a hora de aconchegar o estômago e a Marisqueira Amador faz as delícias de quem procura o melhor da gastronomia algarvia. Sente-se e prepare-se para o magnífico Arroz de Tamboril.

Recuperado do almoço, aproveite a tarde para um excelente passeio de barco. A Natura Algarve disponibiliza diversas actividades aos verdadeiros amigos da natureza. Conheça a Ilha Deserta e Ilha da Culatra e aproveite o desembarque nas duas ilhas. Chega também o momento em que deve colocar os binóculos a trabalhar e surpreender-se com a variedade de aves que habitam a Ria Formosa. Faça um pouco de birdwatching e maravilhe-se com a natureza no seu máximo esplendor e liberdade.

Via Algarviana a pé ou de bicicleta


Se o cansaço ainda lhe der uma folga, aproveite a noite para um passeio relaxante pela serra e descubra as criaturas da noite. Faça observação de morcegos e espante-se com a magnífica vida nocturna animal.

No dia seguinte depois de um bom pequeno-almoço revigorante aproveite e faça uma etapa da Via Algarviana . A via algarviana é uma rota pedestre de longa distância que percorre todo o interior do Algarve, entre o Baixo Guadiana e a Costa Vicentina. O percurso é deste modo segmentado em diversas etapas, de forma a possibilitar um uso mais flexível por parte dos caminhantes. A pé ou de bicicleta, a via algarviana é uma grande etapa para a descoberta da natureza no seu estado mais puro. Sinta-se no habitat das mais diversas espécies que certamente vai encontrar durante o passeio.

Se ainda tiver energia depois deste programa, pode e deve visitar a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António. Situada junto à Foz do Rio Guadiana, esta é uma das mais importantes zonas húmidas do país. Constituída por sapais salgados, corpos de água salobra, salinas e esteiros, este sapal abriga um elevado número de espécies faunísticas e florísticas.

No final deste fim-de-semana alternativo aproveite e leve para casa azeite puríssimo que pode comprar durante a à empresa de Detlev Von Rosen, um empresário sueco que muito tem investido no Algarve. Nos Viveiros Monte Rosa, em Moncarapacho, vai ficar a saber tudo sobre o nosso Azeite Monterosa Extra Virgem.

Finalmente, jante no restaurante O Lagar e rume a uma excelente semana de trabalho. Depois deste fim-de-semana em comunhão com a natureza, é certo que o turismo rural passará a fazer parte dos seus destinos preferidos. Relaxante e revigorante, a natureza proporciona-lhe momentos fantásticos e que vão ficar na memória de toda a família.

Saiba mais em Muito Bom!

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras