Nas Bancas

Nuno Baltazar cria sobremesa

'Sophia' é o nome da doce criação do designer para o Restaurante Astória, numa homenagem à escritora portuense Sophia de Mello Breyner Andresen.

Divulgação
4 de abril de 2014, 15:33

Nuno Baltazar foi o criadorconvidado para a 3.ª edição da iniciativa Fashion Pastry by…, do RestauranteAstória. Do dueto entre o designer de moda e o chef Pedro Sequeira nasceSophia, uma sobremesa inspirada no universo imaginário de Sophia de Mello BreynerAndresen, num tributo à poetisa portuense no décimo aniversário da sua morte.
As pétalas de rosa são oelemento-chave da sobremesa criada por Nuno Baltazar, em representação danatureza simultaneamente perfeita e misteriosa, narrada por Sophia de MelloBreyner Andresen. Símbolo de elegância e feminilidade, as rosas assumem a formade uma mousse em tubo, que seduz o palato pelo sabor exótico e aroma apelativo,acentuados pelas pétalas cristalizadas.
A ligação à cidade do Porto, ondeNuno Baltazar reside desde a infância, é ainda vincada pela gelatina de Vinhodo Porto que serve de base à sobremesa. Por fim, um crocante de chocolateenvolve a mousse de rosas, conferindo-lhe textura e contraste de sabores.
Nuno Baltazar descreve asobremesa como sendo “feminina, elegante, mas simultaneamente dramática esurpreendente”, tal como as suas criações de moda. “Tentei transpor paraa sobremesa a mesma linguagem e inspiração das minhas coleções, aliás, há umaforte relação com a nova coleção outono/inverno 2014/2015: desde logo, nahomenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, mas também na paleta de tons e nadimensão tridimensional”.
Sobre o convite do RestauranteAstória, Nuno Baltazar considera “apelativa a ligação da moda com agastronomia, numa espécie de dueto entre haute couture e haute cuisine,universos que confluem em diversos fatores, como os elevados padrões deexigência, a sensibilidade estética e o permanente desejo de surpreender oconsumidor”.
A sobremesa Sophia fará assimparte da carta do restaurante Astória a partir de 5 de abril, permanecendo atéao final do verão.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras