Nas Bancas

1.jpg

D.R.

Associação XXS lança desafio aos portugueses

XXS-XXL Pequeno no tamanho, Grande no coração

Divulgação
8 de novembro de 2012, 13:36

A XXS - Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, com a Secção de Neonatologia da Sociedade Portuguesa de Pediatria, desafia os portugueses - crianças, jovens e adultos, homens e mulheres - a tricotar gorros e botinhas em lã própria para bebé, com medidas mais pequenas, adequadas a bebés de baixo peso à nascença.
“Pequeno no tamanho, Grande no coração” é mote da campanha que tem como objetivo alertar para a realidade dos nascimentos prematuros, ao mesmo tempo que contribui para dotar as Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País de roupa adequada a estes bebés.
O que pretendemos é “pedir a todos os portugueses que aqueçam os corações dos bebés XXS, os corações dos seus pais, dos irmãos, da família, dos amigos, dos profissionais de saúde que os acompanham dia-a-dia e de todos aqueles que quiserem contribuir para as Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País”. Embora possa parecer complicado, “tricotar botinhas e gorros é bem mais fácil do que possam imaginar, basta uma vontade grande de ajudar!” assegura Paula Guerra, da Direção da XXS.
A entrega dos gorros e botinhas deverá ser feita nos dias 15, 16 e 17 de Novembro nos stands da XXS que vão estar localizados nos centros comerciais Fórum Sintra, Fórum Almada e Coimbra Shopping. No final da Campanha, todos os gorros e botinhas conseguidos reverterão para as várias Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País.
Em Portugal, nove em cada 100 bebés nascem com menos de 37 semanas de gestação, e um por cento dos recém-nascidos tem menos de 1.500 gramas. Os prematuros representam um terço da mortalidade infantil no nosso país. As crianças que nascem antes do tempo têm problemas específicos que exigem apoios especializados.
Indicações para a elaboração dos gorros e botinhas:

 

Número malhas iniciais

Altura final

Gorros

Mínimo 50 malhas

Máximo 60 malhas

Mínimo 9 cm

Máximo 12 cm

Botinhas

Mínimo 24 malhas

Máximo 32 malhas

Mínimo 5 cm

Máximo 7 cm

Para mais informações sobre a XXS e sobre a campanha “Pequeno no tamanho, Grande no coração” consulte:
http://www.xxs-prematuros.com/
http://www.facebook/xxs.prematuros
http://www.lusoneonatologia.com/pt/pagina/1/quem-somos/

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras