Nas Bancas

Açores em contagem decrescente para a 3.ª etapa do Red Bull Cliff Diving Word Series

No dia 21 em S. Miguel.

Divulgação
13 de julho de 2012, 18:24

Depois da passagem por França e pela Noruega, Portugalestá pela primeira vez na rota do Red Bull Cliff Diving World Series - a maisimportante competição de saltos para a água de grande altura da atualidade. OsAçores foram o destino escolhido para esta estreia, com um cenário da mais puranatureza a evocar as origens do desporto nascido há mais de 200 anos no Havai.
Dia 21 de julho, todas as atenções vão estar assim centradas noilhéu de Vila Franca do Campo, umadas joias mais escondidas e bem preservadas da ilha de SãoMiguel. O atual diretor desportivo do circuito e antigo atleta olímpico de saltospara a água, Niki Stajkovic,confirmou no terreno as características únicas do local, uma visão partilhadapelo britânico Gary Hunt, o atualdetentor do título mundial, que não esconde a “grande expectativa de competir nos Açores num cenário que promete”.
O norte-americano StevenLoBue é neste momento o atleta sensação do Red Bull Cliff Diving WorldSeries 2012 e chega aos Açores naliderança: “Depois das duasprimeiras etapas, não vejo a hora de voltar à ação. Espero que a beleza dosAçores me ajude a dar o meu melhor e manter a confiança!”.
Um total de 13 atletas (11 fixos e 2 wildcards) vão lutar por um lugar ao sol nos Açores, enfrentandouma situação inédita no circuito: além dos saltos da plataforma montada a 27metros de altura estão previstossaltos com saída direta da rocha!
Durante a queda, a elite do Cliff Diving atinge umaaceleração comparável à de um carro de F1 (0-100 Km/hora em menos de 3segundos) e velocidades na ordem dos 85 km/hora.
O formato da competição inclui três rondas, passandoapenas à final oito atletas. Com notas de 1 a 10, a avaliação do salto (saídada plataforma, posição no ar e entrada na água) é garantida por um júriinternacional de cinco elementos onde se destaca o norte-americano Greg Louganis - vencedor de quatromedalhas de ouro na disciplina de saltos para a água dos Jogos Olímpicos.Recebendo influências dos saltos para a água do programa olímpico, sobretudo aonível das regras de avaliação, o Cliff Diving só mais recentemente se assumiucomo um desporto de alta competição.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras