Nas Bancas

Vicky Fernandes: A arte de ser elegante

"Saber Estar" é o primeiro livro de Vicky Fernandes. Este manual dá-lhe dicas preciosas sobre como agir e como se apresentar seja qual for a ocasião.

Cristiana Rodrigues
23 de julho de 2009, 10:52

A escritora partilhou algumas regras sociais que deve cumprir para que o seu casamento seja perfeito. Mesmo que opte por um vestido de noiva mais extravagante, o resultado final deve ser sempre elegante. O vestido tem sempre de ser conjugado com os acessórios e o penteado.

O vestido de noiva"
"O mais importante na escolha do seu vestido de noiva é que o resultado final seja elegante e actual. Se quiser respeitar a tradição, nada como escolher um vestido longo e branco ou, então, pérola. Ter dúvidas na escolha do modelo é perfeitamente natural. A solução é experimentar e começar a eliminar os vestidos de que não gosta."

Para os preparativos
"Rodeie-se de pessoas que a saibam aconselhar, como profissionais, a sua mãe e amigas. E o mais importante é que se divirta!"

Pequenos grandes pormenores
"As jóias devem usar-se com a máxima discrição. Se tiver peças de família, não hesite em exibi-las neste dia. Não use relógios nem anéis, mas pode optar por outros acessórios, como as luvas. Se o véu for de tule, o seu comprimento deve acompanhar o do vestido, podendo ser ainda mais longo. Se for de renda, já pode ser mais curto."

As regras na cerimónia
"O lado direito da igreja é do noivo e dos respectivos convidados, o esquerdo é da noiva. Para sair, os pajens devem preceder os noivos. Os pais, avós e padrinhos saem a seguir, e só depois os restantes convidados."

Vicky Fernandes: A arte de ser elegante


Convidados elegantes
"A toilete dos convidados deve ter em conta o espaço e a hora da festa. Mas há regras a seguir. O branco é uma cor exclusiva da noiva e o preto integral deve ser igualmente uma escolha a evitar. Quanto mais cedo for a cerimónia, mais discretas devem ser as suas escolhas. Opte por tons neutros e decotes menos acentuados. Se o casamento decorrer numa hora mais tardia, então leve uma toilete mais sofisticada, exibindo toda a sua feminilidade. Se optar por usar chapéu, lembre-se que só o pode fazer até ao pôr-do-sol. Pode utilizar o chapéu enquanto come, mas tire-o quando for para a pista de dança."

Bem vestir no masculino
"Também o noivo deve estar elegante, num fato escuro ou então num fraque, que é a escolha mais acertada, caso se trate de um casamento mais formal. Se o noivo usar fraque, os pais e padrinhos também têm de seguir o exemplo. Os restantes convidados podem optar pelo fato clássico, que é uma escolha que nunca os deixa mal. E, atenção: Só o noivo pode usar casaco cinzento."

Dicas para a festa
"Se optar por um coquetel longo, preveja assentos e sombras. Se escolher um local majestoso e imponente para se casar, não se esqueça de que todo o catering tem de sustentar essa escolha. Durante a refeição, a música não pode estar demasiado alta, impede que as pessoas conversem. Se tiver muitas crianças no seu casamento, não as deixe desocupadas. Crie um espaço de baby sitter onde elas possam ficar."

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras