Nas Bancas

Ementas recheadas de romance e prazer!

Sabores ousadas para o Dia de São Valentim.

Paulo Brilhante
10 de fevereiro de 2010, 10:12

por escape.pt

Aproxima-se o dia mais romântico do ano, o qual convida todos os apaixonados a sentarem-se à mesa de restaurantes que sugerem deliciosas e especiais degustações a dois. As propostas são imensas, as ementas ousadas e apaixonadas. O difícil será mesmo escolher.

Ementa especial no Santa Rita
São açorianos os gerentes deste restaurante, mas nem só dos Açores são os sabores aqui servidos. Para esta data especial, o Santa Rita , situado em Fátima, propõe uma ementa não menos especial, com um toque regional, açoriano e madeirense. Nas entradas, não perca a oportunidade de saborear o tão famoso Bolo do Caco, acompanhado de um vinho licoroso, especialidade da ilha do Pico, Açores. Para prato de peixe, a sugestão incide no Bacalhau. Se prefere carne, o destaque vai para os Secretos de Porco Preto Tropical ou para a Francesinha. Este restaurante dispõe também de pratos vegetarianos. A sobremesa é à escolha. A refeição, para duas pessoas, inclui todas as entradas, um prato de peixe e um de carne, uma garrafa de vinho, duas sobremesas e dois cafés. O preço é de 35 euros.

Fim-de-Semana romântico no Porto Novo
Para todos os que apreciam momentos especialmente românticos, numa atmosfera tranquila e intimista, o restaurante Porto Novo , na cidade invicta, interioriza o romance ao longo do fim-de-semana, com saxofone e guitarra ao vivo. Sábado ou Domingo à noite... a escolha é sua! A ementa, a cargo do Chefe Jerónimo Ferreira, incide nos antigos sabores da cozinha em forno de lenha, peixes e mariscos, para além de especialidades internacionais. A refeição neste espaço amplo e de enorme requinte inclui também bebidas, pelo preço de 55 euros por pessoa.

Menu exclusivo no Gemelli
É no primeiro andar do mercado de São Bento, em Lisboa, que encontramos este elegante restaurante que, para o Dia dos Namorados, preparou um menu exclusivo, válido para almoço e jantar. A Ementa para esta data inclui uma entrada - Creme de grão de bico com "trufas" de bacalhau e azeite de tomilho -, um primeiro prato - Gnocchi de polenta com camarão e puré de feijão verde -, um segundo prato - Panino de peru e castanha com molho de trufa preta - e a sobremesa, a qual será surpresa. Acompanhe esta refeição com um copo de vinho sugerido pelo chefe italiano Augusto Gemelli. O preço deste menu exclusivo do restaurante Gemelli é de 29 euros por pessoa.

Jantar Romântico na Taverna dos Conjurados
Acolhedor e reconhecido pelos seus sabores alentejanos, complementados com outros paladares, como os de Goa, esta Taverna dos Conjurados , localizada em Vila Viçosa, tem feito as delícias dos eborenses. Para o Dia dos Namorados, a proposta incide no romantismo, com uma ementa composta por Mimos de S.Valentim acompanhados de vinho Rosé Adega C. de Borba para Entrada, Caril de Gambas com vinho branco Adega C. Borba para o prato de Peixe, Lombo de Porco alentejano com Molho de Café e um copo de vinho tinto para o prato de carne e, para finalizar e adocicar o momento, um Quente e Frio de bolo de chocolate montado com bola gelada de natas. O jantar inclui ainda café. O preço é de 30 euros por casal.

Menu de Degustação no Pestana Palace
Passe o dia de São Valentim numa das unidades mais românticas do Grupo Pestana e experimente o menu especialmente preparado para os mais apaixonados. Num ambiente único e requintado, em plena cidade de Lisboa, aprecie alguns dos manjares que compõem o "Menu de Degustação", composto por um Brûlée de Foie-gras e pistachios com geleia de Vintage; Ostra do Sado, Ovo de Codorniz, Caviar e Creme de Romanesco; Vieira em manteiga de ovelha, Lagostim do Rio e salsífis; Salmonete, Fígado de Tamboril e Lula com Espuma de Fruta da Paixão. Para terminar, o menu propõe Champanhe, "caviar" e rosas, para além de uma deliciosa sobremesa composta por Palmira, Gengibre, Morangos e Ylang Ylang. O preço para este menu com selecção de Vinhos da Escanção do Valle Flôr incluídos é de 160 euros por pessoa.

Sushi no Dia dos Namorados
Se faz parte do grupo, cada vez maior, de pessoas apreciadoras de sushi, então esta proposta é para si. O Gaijin Sushi Bar , na Parede, preparou para este dia uma ementa especial que inclui Entradas, Sushi, Hot, Sashimi, Tenpura, Sobremesa, Bebidas e café. As opções são imensas e prometem agradar a todos. Maguro Kimuchi (atum com molho picante e sésamo), Gaijin (salmão, philadelfia, manga e ovas peixe voador), Ebi Furai (gambas panadas fritas) e Trio de Mousses são apenas algumas das sugestões. O preço por casal desta ementa especial é de 60 euros.

Um sonho a dois no Novotel Porto Gaia
O programa é romântico e especial, como é apanágio na data em que se celebra o romance, 14 de Fevereiro, dedicada a São Valentim. A proposta é passar a tarde à beira Douro e terminar o dia no Novotel Porto Gaia , onde, entre as 19h30 e as 23h00, será servido um jantar romântico, tentador e especialmente preparado para a ocasião. Para abrir, um Cocktail Doçura de um Olhar, que antecede um Vol-au-vent em Molho de Sedução. O prato principal pode ser Duo de Paixões do Mar com Toque de Cupido ou um Tornedó Apimentado. E, para terminar, Pecado de Chocolate com Gelado de Baunilha. O programa inclui águas, vinhos Novotel e cafés, sendo o preço de 32 euros por pessoa.

Jantar para dois à mesa do AdLib
No dia mais romântico do ano, o restaurante AdLib , em Lisboa, presta homenagem ao Amor. Para tal, a Chef Isabelle Alexandre preparou uma ementa especial, cuja combinação de paladares faz um apelo à sedução. Um Cocktail de Champanhe dará o toque de festa, logo seguido por Ravioles de Foie Gras e Compota de Pêra como entradas. Do prato principal fará parte um aromático Tamboril em Alecrim e um saboroso Lombo de Veado, antes de uma sobremesa rica em "doçura", com um Trio de Doces de Chocolate e Especiarias. Para terminar, Café e Mignardises. No final, nunca o termo latino "ad libitum", ou seja, "tanto quanto desejado", do qual deriva o actual nome AdLib, terá feito tanto sentido. Este menu de São Valentim tem o preço de 60 euros por pessoa.

Ousadias de São Valentim no Ferrugem
O restaurante Ferrugem , em Vila Nova de Famalicão, sugere para o almoço e jantar dos dias 13 e 14 de Fevereiro, um menu degustação, o qual, no Dia dos Namorados, será acompanhado de música ao vivo, com violinos, violoncelo e voz. A ementa, pensada para ser degustada a dois numa perfeita harmonia de sensações, inclui entradas acompanhadas de espumante, um prato de peixe para ser saboreado com um copo de vinho branco e um outro de carne, o qual poderá acompanhar com vinho tinto. A sobremesa, mil-folhas à Abade de Priscos com filigrana de laranja do Algarve é servida com um copo de Moscatel. O menu inclui ainda água, refrigerantes e café ou chá. O preço por pessoa é de 35 euros.


Sedução e Prazer no Clube da Gula
O convite deste restaurante no Porto é para que entre numa viagem de aromas e sabores, onde todos os sentidos serão postos à prova. Num ambiente romântico, delicie-se com o Menu Romeu e Julieta que engloba O Primeiro Olhar (amor à primeira vista entre pétalas de amor-perfeito e flute de espumante Miogo Rosé), A Dança da Sedução (dois pratos principais, de carne e de peixe, devidamente acompanhados), Preliminares-corta sabores (beijo de sorvete de rosas e tangerina em shot) e, para terminar, O Prazer da Paixão e Amor aos Pedaços (diversas sobremesas, todas elas apimentadas com sabores exóticos, capazes de despertar os seus sentidos. O Clube da Gula aproveita ainda esta data para abrir não só ao jantar, mas também ao almoço. O preço deste Menu Romeu e Julieta é de 60 euros por pessoa e inclui ainda a oferta de uma garrafa de Lello Rosé. Porque namorar é um dos segredos para uma vida longa, saudável e feliz, traga o seu par para um momento de sedução e paladares.

Ementa dos Namorados no Santissimus
Este moderno e acolhedor restaurante, cujos produtos tradicionais portugueses se encontram associados ao ambiente descontraído, promete criar para o Dia dos Namorados um espaço repleto de amor, romantismo e paixão. Para tal, o Santissimus propõe uma ementa muito especial para o jantar deste 14 de Fevereiro. Morangos com Mozarella, perfumados com Ervas Finas, acompanhado com Shot de Abóbora e Requeijão, é a proposta de entrada, à qual se segue um prato de peixe, composto por Filete de Peixe Espada Preto Escalfado em Leite de Coco e Açafrão acompanhado com Risoto de Espargos Verdes, acompanhado de vinho branco. Vol-au-Vent de Veado acompanhado com Cogumelos Grelhados e vinho tinto é a sugestão para o prato de carne. Para adocicar o momento, nada como uma sobremesa de frutos tropicais. O preço desta ementa, cuja combinação de paladares promete perfumar o momento, é de 28 euros por pessoa.

Receita de Romance no Faz Figura
Num dia de emoções ao rubro, o restaurante Faz Figura prepara-se para proporcionar momentos de pura paixão, com uma ementa de sabores arrebatadores e aromas deliciosos. Assim, entre neste "histórico" da restauração lisboeta e receba as boas vindas com um Tártaro de Polvo com Maionese de Azeite e Pimentos Confitados. Deixe-se levar para a entrada, composta por um Soufflé de Cogumelos Silvestres com Tomilho. Para o prato de peixe, o Faz Figura sugere um Risotto de Bacalhau fresco com Alecrim e, para os apreciadores de carne, Bochechas de Porco Preto Estufadas com Trio de Purés. Antes da sobremesa, refresque-se com um Sorbet de Limão, ao qual se seguem as Mil Folhas de Ricotta, Doce de Cereja, Chantilly de Menta e Doce de Ovos. Não deixe de saborear esta receita de romance, cujo preço varia entre os 45 e os 50 euros, dependendo se quer acompanhar as iguarias propostas com água ou não.

Degustação a dois na Tagide
No dia 14 de Fevereiro alie o amor e a paixão a uma das vistas mais românticas sobre a cidade de Lisboa, e surpreenda a sua cara-metade com a degustação das ementas propostas pelo restaurante Tagide que, nesta data, irá servir almoço e jantar, ambos dedicados ao São Valentim. Assim, se prefere apreciar a paisagem à luz do dia, a proposta inclui um Crocante de Brie com Pêra Rocha bêbeda em Porto, seguido de um Supremo de Pintada, Creme de Baunilha e Risotto de Espargos. Termine esta degustação com uma Delícia de Manga envolvida em Tarte de Oreo com variações de Romã. O preço desta ementa é de 25 euros por pessoa, sem bebidas incluídas. Se preferir apreciar a paisagem nocturna, saboreie a ementa do jantar, composta por um Crocante de Brie com Pêra Rocha bêbeda em Porto, seguido de Salmão com Foie Gras e Framboesas e Tagliatelle com Trufas. Segue-se o Supremo de Pintada, Creme de Baunilha e Risotto de Espargos que culmina com um Shot de Gelado de Rosas. Para adoçar o jantar, será servida a Delícia de Manga envolvida em Tarte de Oreo com variações de Romã. O preço desta degustação a dois é de 38 euros por pessoa sem bebidas incluídas.

E Mais!

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras