Nas Bancas

Melhor Atriz Teatro: Alexandra Lencastre

A atriz, que já recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz nas categorias de Cinema e de Televisão, é uma das nomeadas da categoria de Teatro, pela sua participação em 'Um Elétrico Chamado Desejo', uma peça de Tennessee Williams com encenação de Diogo Infante.

Cláudia Alegria
10 de maio de 2011, 15:52

Abandonou o Curso de Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa para ingressar na Escola Superior de Teatro e Cinema. Ganhou projeção ao trabalhar com Jorge Listopad na peça Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, pelo qual foi distinguida com o Prémio Actriz Revelação da APCT, em 1986. Desde aí colaborou com vários encenadores, como Mário Feliciano, Orlando Neves, Carlos Avillez, Gastão Cruz, José Wallenstein , Rogério de Carvalho ou João Lourenço. Interpretou autores como Anton Tchekov, Pier Paolo Pasolini, Aristófanes, Botho Strauss, David Mamet, Jorge de Sena, entre outros.

Tornou-se numa das mais populares atrizes portuguesas através da sua participação em telenovelas e série televisivas como Rua Sésamo (1990), A Banqueira do Povo (1993), Cabaret (1994), Não és homem, não és nada! (1999), Querido Professor (2000), Fúria de Viver (2002), Ana e os Sete (2003) - que lhe valeu o Globo de Ourode Melhor Actriz de Televisão em 2003 -, Tempo de Viver (2006) e Ninguém como Tu (2005).

No cinema destacou-se nas longas-metragens de Fernando Lopes O Delfim (2002) - pelo qual recebeu o Globo de Ouro de Melhor Actriz de Cinema em 2003 - e Lá Fora (2004), onde fez par com Rogério Samora. Protagonizou ainda A Mulher Que Acreditava Ser Presidente dos EUA (2003), de João Botelho. Foi dirigida por outros cineastas, como Teresa Villaverde, João Mário Grilo, António Pedro Vasconcelos, João César Monteiro, João Canijo, Leonel Vieira ou Manuel Mozos.

Está nomeada para o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Teatro pelo seu desempenho na peça Um Eléctrico Chamado Desejo, de Tennessee Williams, que esteve em cena no Teatro D. Maria II, de setembro a outubro do ano passado.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras