Nas Bancas

dama.jpg

CARAS

D.A.M.A recebem Globo de Ouro de Melhor Grupo

A banda não pode estar presente no Coliseu dos Recreios por se encontrar a atuar em Felgueiras.

CARAS
16 de maio de 2016, 01:05

Após terem sido nomeados em 2015 pelo seu primeiro disco editado, Uma Questão de Princípio, pelo tema Às Vezes e ainda na categoria Revelação, os D.A.M.A foram distinguidos na XXI com a estatueta dourada de Melhor Grupo do ano passado pelo álbum Dá-me um Segundo. A banda não pode estar presente por motivos profissionais.

Deixa-me Aclarar-te a Mente, Amigo é o significado da sigla adotada pela banda portuguesa constituída por Francisco Maria Pereira (Kasha), Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho. Os jovens começaram por divulgar o seu trabalho através do Youtube, quando o grupo ainda não era composto por todos os membros atuais. Kasha e Miguel Coimbra são amigos de infância e em 2008 pensaram em juntar as suas rimas a um instrumental e divulgar na plataforma de vídeos. Na altura tinham a seu lado uma amiga, Filipa, que em 2011 foi substituída por Miguel Cristovinho.
O primeiro concerto dos D.A.M.A teve lugar no Colégio São João de Brito, em Lisboa, e começaram depois a atuar em bares e discotecas.
Com a carreira a começar e o sucesso a crescer de dia para dia os estudantes universitários – Francisco Maria Pereira estudou direito e Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho Gestão – colocaram a música em primeiro plano e em 2013 apresentaram-se ao vivo em dois grandes concertos: o festival MEO Sudoeste, na Zambujeira do Mar, e as Festas do Mar, em Cascais.
Em julho de 2014 fizeram a primeira parte do concerto dos One Direction no Estádio do Dragão, no Porto, tendo atuado para 65 mil pessoas.
Em setembro desse mesmo ano lançaram o primeiro álbum, Uma Questão de Princípio, que contou com participações de Salvador Seixas, Mia Rose e Gabi Luthai, e lhes valeu a nomeação para os Globos de Ouro do ano passado. Esteve durante 19 semanas no primeiro lugar do top nacional de vendas e foi disco de platina. Ocupa o 9.º lugar dos álbuns mais vendidos de sempre a nível nacional.
Em maio de 2015 foram nomeados para os Globos de Ouro na categoria de Melhor Grupo, Melhor Música e Revelação, mas acabaram por não arrecadar nenhum dos galardões.
No mês seguinte, os D.A.M.A receberam o Prémio José da Ponte, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores a novos talentos.
O single Não Dá foi apresentado ao público em junho de 2015 e foi um dos maiores sucessos da banda até agora. Em setembro de 2015, o grupo recebeu uma nomeação para os MTV Europe Music Awards, na categoria Best Portuguese Act, tendo perdido para Agir. No final desse mês, Francisco Maria Pereira, Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho lançaram Não Faço Questão, um tema que conta com a colaboração do brasileiro Gabriel, o Pensador. Mais um sucesso.
Estávamos a 23 de outubro de 2015 quando o segundo álbum da banda, intitulado Dá-Me Um Segundo, foi lançado. Na semana de estreia esteve liderou logo o top nacional de vendas e manteve-se nos dez primeiros durante quatro meses, sendo já disco de platina. O trabalho foi apresentado com dois grandes concertos no Campo Pequeno, em Lisboa, que contaram com as participações especiais de Mia Rose, Salvador Seixas, João Pequeno, Player, João Só e Abraham Mateo.
2016 promete ser mais um ano de sucesso, com atuações em grandes festivais como o Rock in Rio-Lisboa, MEO Marés Vivas e um concerto no MEO Arena em outubro, entre muitos outros espetáculos.
Foi também este ano que os três jovens mostraram o seu lado mais solidário ao lançar o tema Joni (Lagostim), que faz parte de uma campanha de prevenção solar da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Na mesma categoria estavam nomeados ÁTOA (com o álbum Idade dos Inquietos), GNR (com o álbum Caixa Negra) e Moonspell (com o álbum Extinct). Os D.A.M.A estavam também nomeados para a XXI Gala dos Globos de Ouro na categoria de Melhor Música, com o tema Não Faço Questão.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras