Nas Bancas

Fernando Alvim

Fernando Alvim

Rita Carmo

Melhor Intérprete Individual: Fernando Alvim

Nomeado com o CD ‘Fados & Canções do Alvim’.

Redação CARAS
19 de maio de 2012, 14:15

Fernando Gui de SamPayo de Sousa e Alvim, conhecido apenas por Fernando Alvim, nasceu em Cascais, a 6 de novembro de 1934. O primeiro contacto com a música aconteceu pela mãe, que tocava piano e depressa o habituou a assistir a concertos, enquanto o pai preferia que ele se dedicasse aos estudos e tirasse um curso superior.
Aos 18 teve as primeiras aulas de viola com o professor Duarte Costa. Aos 24, e já com três de carreira, frequentou um curso com o guitarrista Emílio Pujol. Tocava como acompanhante em casas de fado amador, mas também se interessou por outros estilos musicais como o jazz e a bossa nova.
Teve depois um programa de música – Nova Onda – na Emissora Nacional, que acabou por dar o nome ao grupo que formou com outros músicos e que deu origem ao Conjunto Mistério. Vicente da Câmara, Teresa Tarouca e Hermano da Câmara eram algumas das vozes que por esta altura Fernando Alvim acompanhava.
Em 1959 o seu trabalho começou a ganhar mais projeção, com o início de uma parceria com Carlos Paredes. Um ‘casamento’ que durou 24 anos e que os fez levar o nome e o talento português a todo o mundo.
Paralelamente, tocava no Hot Club, fez parte do programa de televisão Zip-Zip, fundou o Conjunto de Guitarras de Fernando Alvim, em 1969, e ainda gravou um disco com João Maria Tudela.
Mais recentemente, Alvim acompanha à viola guitarristas como João Torre do Vale, António Chainho e Pedro Caldeira Cabral. Também participou no disco A Guitarra e as Outras Mulheres (Teresa Salgueiro, Elba Ramalho, Nina Miranda, Filipa Pais, Marta Dias e Ana Sofia Varela), de António Chainho.
Fernando Alvim é considerado um dos grandes mestres da viola em Portugal. Em 2011 lançou o Fados & Canções do Alvim, um CD com fados e músicas que compôs ao longo da sua carreira. Ana Moura, António Zambujo, Camané, Carlos do Carmo, Carminho, Cristina Branco, Marco Rodrigues, Pedro Moutinho, Raquel Tavares e Rui Veloso são apenas alguns dos artistas que participam neste trabalho. As letras das músicas ficaram a cargo de autores como João Monge, Amélia Muge, Manuela de Freitas, Tiago Torres da Silva e até a própria mulher de Fernando Alvim, Rosarinho.
O músico está nomeado para o prémio de Melhor Intérprete Individual na XVII Gala dos Globos de Ouro, justamente com Fados & Canções do Alvim. Jorge Palma (com o CD Com Todo o Respeito), Luísa Sobral (com o CD The Cherry on my Cake) e Sérgio Godinho (com o CD Mútuo Consentimento) são os outros nomes indicados para este Globo.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras