Nas Bancas

Clã

Clã

D.R.

Melhor Grupo: Clã

Estão nomeados pelo álbum ‘Disco Voador’.

18 de maio de 2012, 00:39

Manuela Azevedo, Fernando Gonçalves, Miguel Ferreira, Hélder Gonçalves, Pedro Biscaia e Pedro Rito fundaram os Clã em novembro de 1992. A iniciativa de criar a banda foi de Hélder Gonçalves e perante a resposta positiva dos outros membros, o ano seguinte já foi de ensaios e preparação de temas para apresentar ao público.
Dois anos depois deram início aos espetáculos e, depois de assinado um contrato com a EMI, começaram as gravações do álbum de estreia, LusoQUALQUERcoisa, com 13 canções originais. 14 de fevereiro de 1996 foi a data de lançamento.
Demorou apenas um ano até que o público fosse brindado com o segundo disco, Kazoo, editado em setembro de 1997. Problema de Expressão e Sem Freio estão entre os temas mais conhecidos deste trabalho, que levou os Clã a países como Macau e Brasil, depois de uma digressão de mais de dois anos por todo o país.
Em maio de 2000 apresentaram Lustro, um álbum que contou com a colaboração de letristas como Sérgio Godinho, Manuel Cruz (do grupo Ornatos Violeta), do brasileiro Arnaldo Antunes, bem como da já habitual participação de Carlos Tê. Deste trabalho, destaque para canções como Dançar na Corda Bamba e O Sopro do Coração. Em dezembro do mesmo ano, Lustro era Disco de Ouro.
Afinidades, o quarto álbum, gravado nos concertos de 1999 no Teatro Rivoli, foi editado em dezembro de 2001.
Depois de três anos de muitos concertos em França e Portugal e de participações em projetos de outros músicos portugueses, como Sérgio Godinho, os Clã apresentaram Rosa Carne em maio de 2004. Competência para Amar foi escolhido como primeiro single e foi mais um sucesso da banda.
Dois anos depois, numa altura em que o grupo atuou em França, Espanha, Brasil e Macau, foi editado o livro Curioso Clã, com as letras dos Clã e texto do jornalista Nuno Galopim.
Seguiu-se o CD Cintura, em 2007. E foi precisamente nesse ano que a banda apostou na internacionalização com participações em festivais nos Estados Unidos, bem como no lançamento de temas em espanhol.
2009 ficou marcado pela reedição do primeiro álbum da banda, LusoQUALQUERcoisa. Ao mesmo tempo os espetáculos continuaram um pouco por todo o mundo.
Os Clã estão nomeados para a XVII Gala dos Globos de Ouro para o prémio de Melhor Grupo, pelo CD Disco Voador, lançado em abril de 2011. Apesar de o single de apresentação ter sido Os Embeiçados, foi o tema Asas Delta que mereceu os melhores elogios da crítica e, por isso, está também nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Música. Disco Voador é o sexto álbum de originais deste grupo musical português. É um álbum feito a pensar nos mais novos, “composto por canções originais, lúdicas e irreverentes, cheias de histórias de crianças e para crianças”, como descrevem os próprios autores.
Em 2011 foi eleito o 2.º melhor álbum nacional do ano pela revista Blitz.
Os outros candidatos ao galardão de Melhor Grupo são Amor Electro (com o CD Cai o Carmo e a Trindade), Buraka Som Sistema (com o CD Komba) e Dead Combo (com o CD Lisboa Mulata).

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras