Nas Bancas

Melhor Estilista: Miguel Vieira

O estilista já ganhou um Globo de Ouro em 2007.

Redação CARAS
29 de abril de 2012, 00:55

Miguel Vieira, natural de São da Madeira, é um dos mais conceituados e reconhecidos estilistas portugueses, tanto a nível nacional como internacional.
Começou a trabalhar como designer de moda em 1986. Dois anos depois criou a sua própria marca, inicialmente associada ao vestuário feminino, e a primeira coleção Miguel Vieira.
Em 1991 expôs pela primeira vez as suas criações em todos os salões da Expofashion da Filmoda, onde passou a ser presença habitual. A sua primeira coleção Miguel Vieira Sapatos Homem surgiu em 1994 e no ano seguinte apresentou propostas idênticas direcionadas para o público feminino.
O nome de Miguel Vieira começou a ser cada vez mais sonante e, em 1996, marcou presença em muitos eventos de moda: ModaLisboa, Porto Moda e o salão Modacalzado, em Madrid. Foi também neste ano que lançou a coleção Miguel Vieira Marroquinaria e Malas – Homem e Senhora.
O ano seguinte foi de expansão internacional, tendo levado as suas propostas às principais capitais, como Paris, Londres, Milão, Madrid, Atenas, Istambul, Nova Iorque e Tóquio. Participou também no Portugal Fashion e voltou a pisar a passarela de eventos em que já era presença assídua: ModaLisboa, Filmoda e Porto Moda, entre outros.
Em 1998 lançou a coleção Miguel Vieira Jeans, a par dos desfiles que já se tinham tornado habituais e esteve presente em diversas feiras de calçado. Nesse ano foi também escolhido com o responsável internacional pela elaboração da coleção de sapatos da GUESS e nomeado para o Globo de Ouro de Personalidade do Ano na categoria de Moda.
1999 ficou marcado pelo lançamento da coleção Miguel Vieira Óculos. Em 2000 levou as suas criações para o outono/inverno 00/01 ao Portugal Fashion Internacional, no Brasil e em Paris. Na estação seguinte voltou a pisar a passarela desses grandes eventos de moda, bem com a da Barcelona Fashion Week.
As participações na Moda Gexto Bilbao e na Modacalzado Madrid, bem como a coleção expressamente desenhada para um desfile internacional da Swarovski, marcaram o ano de 2003.
No ano seguinte, baseando-se no seu percurso de sucesso no mundo a moda, o Biography Channel quis contar a sua história.
Depois de várias nomeações, em 2007 venceu o Globo de Ouro de Personalidade do Ano na categoria de Moda. Foi também condecorado com a medalha de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio.
2011 voltou a ser um ano de sucesso para Miguel Vieira, que surpreendeu ao apresentar, no Portugal Fashion, a coleção MV Júnior, especialmente dedicada aos mais pequenos. Mais irreverente, mas sempre à imagem das suas criações elegantes e sofisticadas, onde predominam o preto e o branco.
Para além do vestuário e calçado, Miguel Vieira é também uma referência na área do mobiliário e decoração, bem como da joalharia e dos acessórios.
Miguel Vieira está nomeado para a XVII Gala dos Globo de Ouro, disputando o troféu de Melhor Estilista na categoria de Moda com Felipe Oliveira Baptista, Luís Buchinho (o vencedor de 2011) e a dupla Os Burgueses.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras