Nas Bancas

Mário Palma

Mário Palma

Record

Melhor Treinador: Mário Palma

Disputa o Globo de Ouro de Melhor Treinador com André Villas-Boas, Domingos Paciência e José Mourinho.

Redação CARAS
14 de maio de 2012, 18:44

Mário Leonel Palma nasceu na Guiné a 27 de junho de 1950. Atual selecionador nacional de basquetebol conta com cerca de 70 títulos no seu currículo, sendo o mais galardoado de sempre do basquetebol português.
Iniciou as suas grandes conquistas como treinador em Angola, qualificando-a a seleção do país pela primeira vez para o Campeonato Africano de Basquetebol. Corria o ano de 1980 e a seleção angolana alcançou o 7.º lugar nesta competição.
Na década de 90 foi treinador do Sport Lisboa e Benfica, sagrando-se dez vezes campeão nacional em 12 anos e conseguindo a proeza de colocar o clube, na época de 1993/1994, no grupo final pela disputa do título de campeão europeu de basquetebol.
Mário Palma voltou a Angola e assumiu novamente o comando técnico da seleção angolana de basquetebol. Conquistou três títulos seguidos no Campeonato Africano de Basquetebol nas edições de 1999, 2001 e 2003. Conta aindacom duas presenças nos Jogos Olímpicos de 2000 (Sidney) e 2004 (Atenas).
Saiu da seleção angolana para treinar o 1º de Agosto, onde foi campeão de Angola por 4 épocas e campeão de África em clubes, tendo sido eleito o melhor treinador desse continente em 2005. No ano seguinte passou a treinar o Palma Aqua Mágica da Liga Espanhola, mas não obteve resultados satisfatórios.
Acabou por aceitar o desafio de orientar a seleção da Jordânia, levando-a à conquista da medalha de bronze (3.º lugar) no Campeonato Asiático de Basquetebol, em 2009, e ao apuramento para o Campeonato Mundial de Basquetebol.
Voltou a Portugal em 2011 para orientar a seleção nacional.
Esta é a primeira nomeação de Mário Palma para os Globos de Ouro na categoria de Melhor Treinador. Na corrida a este galardão estão ainda André Villas-Boas, José Mourinho e Domingos Paciência.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras