Nas Bancas

José Mourinho

José Mourinho

Reuters

Melhor Treinador: José Mourinho

Foi o vencedor do Globo de Ouro nesta categoria em 2011.

Redação CARAS
14 de maio de 2012, 18:44

José Mário dos Santos Mourinho Félix nasceu em Setúbal há 49 anos e atualmente é um dos portugueses mais conhecidos pelo mundo. Cresceu com uma bola nos pés por influência do seu pai, Félix Mourinho, que foi guarda-redes do União de Leiria e mais tarde também treinador de futebol.
Muito atento ao que se passava dentro das quatro linhas, desde cedo percebeu que o que gostava mesmo era de táticas e de reconhecer talentos. Talvez por isso tenha tirado o curso de Desporto, no antigo Instituto Superior de Educação Física, e mais tarde o de treinador de futebol na Escócia.
Antes de chegar ao Sporting, como técnico-adjunto, José Mourinho foi preparador físico e treinador-adjunto no Estrela da Amadora e no Vitória de Setúbal. Quando Bobby Robson abandonou o clube leonino, José Mourinho foi atrás e com ele seguiu para o Futebol Clube do Porto e para o Barcelona FC.
Em 2000, o treinador assumiu o comando do Sport Lisboa Benfica, que abandonou a meio da época. Seguiu então para o União de Leiria e, em 2002, chegou à liderança do Futebol Clube do Porto. Foi o início dos seus anos de ouro.
Ao serviço do clube portista, o Special One, como é conhecido por todo o mundo, ganhou dois campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça, a Taça UEFA e ainda a Liga dos Campeões, na época 2003/2004. Com este percurso de sucesso, o técnico português despertou as atenções internacionais.
Roman Abramovich, dono do Chelsea, tornou José Mourinho um dos treinadores mais bem pagos do mundo ao ganhar, em 2004, cerca de cinco milhões de libras por ano para liderar a equipa inglesa do magnata russo. Durante três épocas, o técnico conquistou no Chelsea o campeonato inglês por duas vezes, uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga e uma supertaça.
Em 2008, José Mourinho assinou pelo Inter de Milão, ao serviço do qual faz o pleno novamente - conquistou o campeonato nacional, a Taça e a Liga dos Campeões na época 2009/10. Já sem nada para provar, o treinador trocou Itália por Espanha ao aceitar o convite para liderar o Real Madrid, equipa de Cristiano Ronaldo.
E a verdade é que o técnico português não desiludiu. Conquistou a Taça do Rei, frente ao eterno rival, o Barcelona.
Já este ano, José Mourinho festejou com os merengues a conquista do campeonato espanhol.
Em todas estas aventuras profissionais, José Mourinho tem contado com o apoio incondicional da mulher, Matilde, e dos filhos, Matilde, que nasceu em 1996, e José, quatro anos mais novo.
José Mourinho recebeu o Globo de Ouro de melhor treinador em 2011e volta a estar nomeado na mesma categoria, desta vez ao lado de André Villas-Boas, Domingos Paciência e Mário Palma.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras