Nas Bancas

Domingos Paciência

Domingos Paciência

CARAS

Melhor Treinador: Domingos Paciência

Esta é a segunda nomeação do técnico para os Globos de Ouro.

Redação CARAS
14 de maio de 2012, 18:45

Domingos José Paciência de Oliveira nasceu em Leça da Palmeira a 2 de janeiro de 1969. Toda a sua formação foi feita no Futebol Clube do Porto após a sua saída, ainda em criança, do Atlético de Leça.
Na sua passagem pelo clube azul e branco enquanto jogador, venceu sete campeonatos nacionais, duas Taças de Portugal, seis Supertaças e foi ainda o melhor jogador português do ano de 1990 e o melhor marcador do campeonato nacional em 1996.
Na época de 1997/98 foi para as Canárias representar o Tenerife, onde permaneceu por duas épocas. Por inadaptação ao futebol espanhol, regressou ao Futebol Clube do Porto onde terminou a sua carreira como jogador profissional, em 2001.
Como treinador, iniciou-se no União de Leiria na época 2006/2007. Levou a Académica de Coimbra até ao 7.º lugar do campeonato nacional na época 2008/2009. Substituiu Jorge Jesus como técnico do Sporting Clube de Braga na época seguinte, conseguindo um 2.º lugar no campeonato, posição nunca antes alcançada pela equipa minhota. Foi também nesse ano (2011) e pela mão de Domingos Paciência, que o Braga chegou pela primeira vez à Liga dos Campeões, tendo perdido na final para o FC Porto.
O treinador português assumiu em junho de 2011 o comando técnico do Sporting Clube de Portugal, tendo sido demitido já em fevereiro deste ano, depois de uma série de derrotas consecutivas.
Está nomeado para a XII Gala dos Globos de Ouro na categoria de Melhor Treinador ao lado de André Villas-Boas, José Mourinho e Mário Palma.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras