Nas Bancas

Naide Gomes

Naide Gomes

Melhor Desportista Feminino: Naide Gomes

A atleta do Sporting Clube de Portugal venceu o Globo de Ouro no ano passado.

Redação CARAS
1 de maio de 2012, 02:00

Enezenaide do Rosário da Vera Cruz Gomes, mais conhecida por Naide Gomes, é natural de São Tomé e Príncipe. A atleta de 32 anos representa o Sporting Clube de Portugal desde 1998 e conta já com várias medalhas de ouro, prata e bronze.

Foi com 13 anos, já a viver em Portugal que se iniciou no atletismo, começando a sua carreira nas chamadas Provas Combinadas (pentatlo e heptatlo). Participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em Sydney, na Austrália, em 2000, ainda em representação de São Tomé e Príncipe na prova de 100 metros barreiras. Em 2001 termina o processo de nacionalização e passa a representar Portugal em várias provas europeias. No Campeonato da Europa de Pista Coberta em Viena, em 2002, ganha o título de vice-campeã da Europa de Pentatlo.

Nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, ficou na 13.ª posição. No inverno desse mesmo ano, Naide não só bateu o recorde nacional, mas também se sagrou campeã mundial de Pentatlo em pista coberta.
Depois de ganhar o título de campeã do mundo de atletismo de pista coberta no salto em comprimento, em 2008, classifica-se para os Jogos Olímpicos de Pequim. Apesar de ser favorita à conquista da medalha de ouro e em excelente forma física, não consegue chegar à final.

Em 2010, vence a medalha de prata no Campeonato do Mundo de pista coberta disputado em Doha, no Qatar.

Em Agosto deste ano, a atleta do Sporting cumprirá a sua quarta participação nos Jogos Olímpicos, em Londres.
Distinguida o ano passado com o Globo de Ouro de Melhor Desportista Feminino, após cinco nomeações, Naide Gomes encontra-se mais uma vez nomeada nesta categoria, juntamente com as atletas Ana Dulce Félix (atletismo), Telma Monteiro (judo) e Teresa Portela (canoagem).

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras