Nas Bancas

Naide Gomes

Naide Gomes

Reuters

Naide Gomes distinguida com o prémio de Melhor Desportista Feminina

Foi joão Mnazarra que anunciou o nome da atleta vencedora.

Redação CARAS
29 de maio de 2011, 11:52

Em 2010, Naide Gomes sagrou-se vice-campeã europeia e vice-campeã do mundo de salto em comprimento e esse trabalho valeu-lhe a distinção de Melhor Desportista Feminina na XVI Gala dos Globos de Ouro. Como não pôde estar presente a atleta deixou uma mensagem em vídeo, na qual agradeceu à organização, bem como ao seu treinador. "Ao fim de cinco nomeações, finalmente tenho o Globo e é pesado", disse Naide Gomes, antes de felicitar as outras atletas nomeadas pelo trabalho desenvolvido.

Ezenaide do Rosário da Vera Cruz Gomes, ou melhor, Naide Gomes, como é conhecida no mundo do desporto, é natural de São Tomé e Príncipe, onde viveu até aos 11 anos, e país que já representou, inclusivamente, nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, em 2000. Foi aos 13 anos, já em Portugal, que descobriu o atletismo, motivada pelos professores da escola que frequentava, que a viam vencer os colegas em todas as modalidades.
Em 2001 naturaliza-se portuguesa e passa a ser a representante nacional em várias provas europeias. Estreia-se com a bandeira portuguesa no Campeonato da Europa de Pista Coberta em Viena, em 2002, no qual arrebatou a medalha de prata e passou a ter o título de vice-campeã da Europa em pentatlo.
Em 2008 classifica-se para os Jogos Olímpicos de Pequim, mas não chega à final. Antes, porém, já tinha recebido o título de campeã do mundo de atletismo de pista coberta no salto em comprimento.
Em 2010, Naide Gomes esteve ao seu mais alto nível. Em março conquistou a medalha de prata no salto em comprimento, nos Mundiais de Atletismo de Pista Coberta, em Doha, no Qatar, com uma marca de 6,67 metros. Em julho, nos Europeus de Atletismo, em Barcelona, a atleta do Sporting Clube de Portugal sagrou-se vice-campeã no salto em comprimento, com um salto de 6,92 metros.
Talentosa, forte, disciplinada, mas sempre humilde, Naide Gomes é uma atleta que nasceu para vencer.
Na categoria de Melhor Desportista Feminina estavam ainda nomeadas Jessica Augusto (Medalha de bronze nos 10 mil metros femininos dos Europeus de Atletismo), Telma Monteiro (vice-campeã de judo nos Mundiais de Tóquio) e Teresa Portela (eleita a terceira melhor canoísta do mundo).
 

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras