Nas Bancas

Melhor Desportista Masculino: João Pina

Medalha de ouro de judo nos Europeus de Viena.

Pedro Amante
5 de maio de 2011, 00:41

Aos 29 anos, João Pina é um dos nomes incontornáveis do Judo português e europeu. Foi durante o ano de 2010 que o atleta, que veste as cores do Sporting Clube de Portugal, se sagrou campeão europeu na categoria -73 quilos, em Viena de Áustria. Recentemente, a 22 de Abril, em Istambul, João Pina revalidou este mesmo título, sendo agora bicampeão europeu. Do seu currículo internacional fazem também parte as suas participações nos Jogos Olímpicos de Verão, em 2004, na Grécia, nos quais ficou em 7.º lugar, e em 2008, na China, ficando pela 11.ª posição. Para além do título de campeão europeu, o judoca conquistou ainda no ano passado a medalha de ouro no Gran Prix de Roterdão e na Taça do Mundo, disputada em Lisboa. Levou também para casa a medalha de bronze no Gran Prix de Dusseldorf.
Em campeonatos nacionais, o judoca já conquistou seis medalhas de ouro, cinco como sénior e uma como júnior. Atualmente, o atleta está integrado no projecto olímpico para Londres, a acontecer já no próximo ano.


O atleta descobriu o judo com apenas quatro anos, mas já foi durante a adolescência que começou a encarar este desporto com mais seriedade quando foi convocado para as Jornadas Olímpicas da Juventude Europeia, em 1997.

A nível pessoal, o judoca é casado com Filipa Pina, pediatra, e é pai de Manuel, de três anos, e de Vasco, de oito meses.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras