Nas Bancas

Dalila Carmo brilha na XVIII Gala dos Globos de Ouro

A atriz foi galardoada com o prémio de Melhor Atriz de Cinema, pelo trabalho no filme ‘Florbela’.

Redação CARAS
19 de maio de 2013, 22:17

O desempenho no filme Florbela, de Vicente Alves do Ó, valeu a Dalila Carmo o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Cinema. A atriz, de 38 anos, competia nesta categoria com Ana Moreira (pelo filme Tabu), Laura Soveral (por Tabu) e Rita Durão (por A Vingança de uma Mulher).
“Em primeiro lugar queria agradecer à CARAS e à SIC e dar um beijinho às minhas colegas nomeadas (…) Sinto-me uma privilegiada por estar aqui (…) Este foi realmente um projeto muito abençoado, um encontro muito feliz”, disse a atriz antes de agradecer e dedicar o prémio a Vicente Alves do Ó, à equipa técnica e também aos seus colegas.
O troféu foi entregue pelos atores Joana Santos e Diogo Morgado.

Dalila Carmo e Sousa nasceu a 24 de agosto de 1974 em Vila Nova de Gaia.
Em 1996 e 1997 recebeu formação no Actors Studio, em Nova Iorque, com Marcia Haufrecht, que a dirigiu nas peças A Lição, de Ionesco, e Ludlow Fair, de Lansford Wilson. Voltaram a trabalhar juntas em 2005, em Vidas Publicadas, no Teatro da Comuna.
Trabalhou na Companhia de Teatro de Almada, sob a direção de Joaquim Benite, nas peças Molière, de Sergei Bulgakov, e Filopópulus, de Virgílio Martinho.
Em 1999, encenou o projeto Entre Tantos na Cadeira, na Culturgest.
Ao longo dos últimos anos, a atriz participou em diversos filmes, com especial destaque para O Criado Ostrowski (1990), de Paulo Castro, Vale Abraão (1993), de Manoel de Oliveira, A Comédia de Deus (1995), de João César Monteiro, Tráfico (1998), de João Botelho, O Anjo da Guarda (1999), de Margarida Gil - que lhe valeu a Menção Especial de Melhor Atriz no Fantasporto -,ou Os Meus Espelhos (2005), de Rui Simões.
Em 2012, sob a direção de Vicente Alves do Ó vestiu a pele de Florbela Espanca, no filme Florbela. Esta interpretação valeu-lhe o prémio de Melhor Atriz no Festival Caminhos do Cinema Português e esta noite o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Cinema.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras