Nas Bancas

Marco Paulo distinguido com Prémio Mérito e Excelência

Na XXI Gala dos Globos de Ouro.

CARAS
16 de maio de 2016, 01:17

Eu Tenho Dois Amores, Maravilhoso Coração ou Joana são apenas alguns dos maiores êxitos de Marco Paulo, figura incontornável da música popular portuguesa que este ano comemora 50 anos de carreira. Meio século que se traduz em mais de 70 discos editados, mais de quatro milhões e meio de discos vendidos, tornando-o no artista português com mais discos de ouro e platina. É por tudo isto que Marco Paulo foi agraciado no XXI Gala dos Globos de Ouro com o Prémio de Mérito e Excelência, que lhe foi entregue este domingo, 15 de maio, no Coliseu dos Recreios, por Francisco Pinto Balsemão, presidente do Grupo Impresa.
Num discurso emocionado, o cantor agradeceu à organização da Gala do Ano pela distinção. “Obrigado Portugal, obrigado à SIC, onde eu tanto tenho colaborado e à CARAS, onde eu fiz tantas produções. Obrigado aos portugueses em Portugal e no mundo. Obrigado aos meus fãs e aos meus pais que não estão cá mas gostariam de estar a ver este momento. Obrigado à minha editora discográfica e à minha produtora que ainda há poucos dias fez um grande concerto nesta casa emblemática e maravilhosa que é o Coliseu”, afirmou Marco Paulo, dedicando o Globo de Ouro aos mais novos e aos mais carenciados: “Se me dão licença, eu vou partilhar este prémio com todos os jovens cantores portugueses e com todos os refugiados espalhados pelo mundo”.
Marco Paulo foi fortemente aplaudido por todos os presentes nos Coliseu dos Recreios e antes de terminar a XXI Gala dos Globos de Ouro deixou a seguinte mensagem: “Um beijo do tamanho do mundo para todos. Eu já não vou cantar 50 anos, eu já não vou viver 50 anos, mas os anos que puder viver e puder cantar, quero partilhá-los com vocês todos”.

Marco Paulo, de seu verdadeiro nome João Simão da Silva, nasceu a 21 de janeiro de 1945, em Mourão. Aos 18 anos, começou a cantar em várias coletividades – nomeadamente temas de Joselito, seu ídolo de infância – e a frequentar aulas de canto.
Em 1966, participou no Festival da Figueira da Foz, com o tema Vida, Alma e Coração e ficou em terceiro lugar. Nesse mesmo ano teve a sua primeira atuação na televisão, no programa Tu Cá, Tu Lá, apresentado por Cecília Meireles, e foi convidado pela editora Valentim de Carvalho para gravar o disco de estreia, Não Sei.
Em 1967, concorreu ao Grande Prémio RTP da Canção, com São Feliz, depois editado em single, e três anos depois representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção.
Foi destacado para a Guiné durante o serviço militar, mas a música foi sempre uma prioridade e em 1978 vendeu mais de 50 mil cópias com o tema Ninguém Ninguém. Seguiu-se depois mais um Disco de Ouro com Mulher Sentimental.
O ano de 1980 fica marcado pelo maior êxito de Marco Paulo, Eu Tenho Dois Amores, premiado com três Discos de Ouro. Um ano depois já contava com 15 anos de carreira e foi lançada uma complicação com os temas mais conhecidos. Foram vendidos mais de 140 mil exemplares.
Rosa Morena, Taras e Manias e Maravilhoso Coração são alguns dos temas mais marcantes dos primeiros anos da década de 90. Esta foi aliás uma altura difícil na vida do artista, uma vez que foi operado ao cólon para remover um tumor. Terminadas as sessões de quimioterapia e ultrapassada a batalha, lançou o álbum Reencontro.
35 Anos da Nossa Música (2001), As Nossas Canções (2003), Ouro e Platina (1978-2003), Os Primeiros Sucessos (1966-1977) e Amor Sem Limite foram os álbuns que se seguiram e nos quais o cantor revisita os seus próprios temas e temas de outros artistas.
Em 2007, após algum tempo sem um álbum de originais, é apresentado ao público Marco Paulo, com produção e arranjos de Ramón Galarza, e no ano seguinte a editora IPlay lançou uma compilação com alguns dos seus principais êxitos.
Ao todo, Marco Paulo tem mais de 70 discos editados e três milhões de discos vendidos, sendo, a par da fadista Amália Rodrigues, o campeão de vendas da história da indústria da música em Portugal. É também o artista que tem mais Discos de Ouro e Platina.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras