Nas Bancas

Bárbara Guimarães: "Tento reinventar-me a cada gala”

A apresentadora, que vai conduzir a cerimónia dos Globos de Ouro, escolheu para brilhar no palco do Coliseu dos Recreios duas criações de José António Tenente.

Cristiana Rodrigues
20 de maio de 2012, 14:00

Apresenta os Globos de Ouro há seis anos, mas subir ao palco do Coliseu dos Recreios para dar voz a esta gala é “sempre uma honra e acima de tudo um desafio”, afirmou Bárbara Guimarães durante esta produção fotográfica que decorreu no Hotel The Oitavos, em Cascais. A experiência é cada vez maior, mas o nervosismo nem por isso é menor. “É sempre uma aventura. E agora que estamos cada vez mais perto da data, sinto que é quase como se fosse a primeira vez. Fazer isto há alguns anos obriga-me a reinventar-me de alguma forma a cada gala”, diz, ressalvando: “Em todo o caso, todas elas são diferentes, pois a forma de homenagear o que de melhor se faz em Portugal é diferente, os nomeados também vão variando, os que recebem um Globo surpreendem com os seus discursos, o que também ajuda a que este espetáculo não se torne repetitivo.” E se durante estes anos a apresentadora, que agora podemos ver nas noites de domingo na SIC como jurada do programa Ídolos, viu muitos talentos serem premiados, há alguns nomes que gostaria de um dia ver reconhecidos como os encenadores Joaquim Benite ou Ricardo Pais. E vai mais longe:  “Gostaria que houvesse uma categoria para a dança. Gostaria de ver os nossos coreógrafos serem distinguidos, gostaria de ver no rol de nomeados alguns intérpretes da dança contemporânea que aprecio como a Leonor Keil, de quem sou uma absoluta fã. Por que é que não se faz para a dança o mesmo que se faz para o teatro e para o cinema?” Uma pergunta que Bárbara espera que possa funcionar como sugestão para o futuro.
A par dos preparativos para que nada falhe no espetáculo, que transmitido em direto hoje pela estação de Carnaxide, há muitos outros pormenores que não devem nem podem ficar esquecidos, como o que vai vestir, as joias que vai usar, os penteados e a maquilhagem com que vai brilhar. Um assunto que lhe ocupa algum tempo, até porque Bárbara Guimarães gosta de cuidar da sua imagem e sabe que “o glamour também faz parte da gala”. Para esta noite de festa a apresentadora decidiu que vai ser novamente vestida por um estilista apenas, como aconteceu nas três primeiras galas: “Há três anos eu tive aquela ideia, sob o ponto de vista de dar a conhecer o trabalho dos estilistas nomeados na categoria da moda, de servir de modelo para cada um deles. Assim, durante três galas dei-lhes total liberdade de fazerem o que quisessem, como quisessem, de escolherem eles o que imaginariam que me ficaria bem para uma noite especial. Gostei bastante da experiência e nunca chegou a ser aborrecido. Era uma grande maratona. Tornei-me inclusivamente uma atleta no que diz respeito a trocar vestidos, joias e sapatos em três minutos...” [risos]. Mas agora chegou a vez de dar de novo ‘voz’ a José António Tenente, em quem Bárbara tem total confiança: “Os estilistas nomeados vão estar devidamente representados, pois terão belíssimas mulheres a desfilar as suas criações, e eu volto a ser vestida pelo Tenente, que o fez nos três primeiros anos. Ele não está nomeado mas faz parte da nossa moda nacional e considero importante estar vestida por um criador português.”
Lisonjeado com esta decisão ficou o próprio José António Tenente: “A Bárbara é uma mulher elegante e consciente da sua imagem e acho que vestiria qualquer coisa que eu escolhesse para ela. A Bárbara tem confiança em mim e sabe que não faria nada que não a favorecesse.” Bárbara assegura: “A escolha não foi nada difícil. Esta é a primeira vez que vou vestir apenas dois vestidos, mas são duas peças belíssimas que acompanham a minha apresentação e que funcio­nam como uma espécie de homenagem ao percurso que ele tem feito nesta estação comigo e com tantas outras mulheres.”

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras